(UNEMAT - 2017/2)
O ponto de partida de Hume, como o dos demais empiristas, é a tese segundo a qual nossas ideias sobre o real se originam de nossa experiência sensível. A percepção é considerada como critério de validade dessas ideias, que, quanto mais próximas da percepção que as originou, mais nítidas e fortes são, ao passo que, quanto mais abstratas e remotas, menos nítidas se tornam, empalidecendo e perdendo sua força.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré- socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. (Adaptado)
Segundo Danilo Marcondes, o empirismo de David Hume argumenta a favor da
necessidade da separação entre ideia e experiência sensível.
percepção como mediadora entre as ideias e a experiência sensível.
gradual abstração das ideias em relação às percepções.
experiência como forma de conhecimento imediato.
necessidade de se produzir ideias claras e distintas.
Gabarito:
percepção como mediadora entre as ideias e a experiência sensível.
b) Correta. percepção como mediadora entre as ideias e a experiência sensível.
A percepção se situa como mediadora entre as ideias e a experiência sensível, na medida em que valida ou não valida das ideias a partir da experiência sensível, se a ideia pode encontrar um objeto na realidade passível de ser experenciado.
a) Incorreta. necessidade da separação entre ideia e experiência sensível.
A percepção implica no vínculo entre as duas.
c) Incorreta. gradual abstração das ideias em relação às percepções.
O empirismo de Hume não aponta para a abstração, antes, o filósofo condena a abstração como parte da filosofia abtrusa e difícil da metafísica.
d) Incorreta. experiência como forma de conhecimento imediato.
O empirismo de Hume não designa um conhecimento da realidade sensível sem a mediação da percepção.
e) Incorreta. necessidade de se produzir ideias claras e distintas.
Essa é uma necessidade do racionalismo cartesiano.
(Unemat 2010) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna I - Fases do Capitalismo
I. Comercial
II. Industrial
III. Financeiro
Coluna II – Características
( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais.
( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV.
( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores.
Assinale a alternativa correta.
Dado uma PA cujo a1 é o quádruplo de sua razão e a20 é igual a 69, sua razão será:
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(Unemat 2010) Sobre os platelmintos, é correto afirmar que todos são:
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(UNEMAT 2018)
“A centralidade da subjetividade, a ênfase no indivíduo, a valorização do homem serão também problematizadas ao longo do desenvolvimento do pensamento moderno através de várias teorias e descobertas científicas que questionam, de diferentes pontos de vista, o antropocentrismo, a centralidade atribuída ao homem. Entenda-se por isso a definição tradicional de homem encontrada na modernidade, o próprio conceito de natureza humana como dotada de consciência autônoma. É ilustrativa a esse respeito a famosa frase de Michel Foucault na conclusão de As palavras e as coisas (1966), “[...] o homem é uma invenção recente na história de nosso pensamento, e talvez seu fim esteja próximo”.
Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos a Wittgenstein. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 254.
A afirmação de Michel Foucault é citada no final do texto por Marcondes para ilustrar um processo de argumentação a respeito da definição tradicional de homem. Assinale a alternativa que explicita o sentido do enunciado de Foucault.
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