(UNIGRANRIO) O estudo da concentração de soluções aquosas faz-se necessário em muitos ramos da indústria química onde há necessidade de quantidades exatas de componentes químicos reacionais. Entre os ramos da indústria química que utilizam conhecimentos de concentrações podem ser citados o de tratamento de água e efluentes e a indústria cosmética. Um volume de 50,00 mL de uma solução de MgC a 2,0 mol/L é diluído até 1 litro de volume final. Sabendo que soluções diluídas de MgC
são totalmente solúveis e dissociáveis
podemos afirmar que a concentração, em mol/L de íons cloreto na nova solução após a diluição será de:
0,1
0,2
1,0
2,0
4,0
Gabarito:
0,2
Etapa I - calcular a concentração da solução de MgCl2 diluída:
Usando a lei de diluição básica temos:
Conc. Inicial x Vol. Inicial = Conc. Final x Vol. Final
2,0 mol/L x 50 mL = Conc. Final x 1000 mL (1 L)
Conc. Final MgCl2 = 0,1 mol/L
Etapa II
A concentração de cloreto NÃO é a mesma que a da solução porque, como eles estão dissociados, tem-se o seguinte equilíbrio:
1 mol MgCl2 ----> 1 mol de Mg2+ + 2 mols de Cl-
Assim, um mol de MgCl2 em solução libera 2 mols de Cl-. Assim, a concentração de cloreto será o DOBRO que a da solução de MgCl2
Portanto, a resposta é de 0,2 mols de Cloreto/Litro
OBS: veja que como a dissociação libera um mol de Mg2+, a concentração do íons Mg2+ é a mesma, isso só vale poque há 2 mols de cloreto dissociados.
(UNIGRANRIO - Medicina 2017)
Nos ecossistemas, existe um fluxo de energia e de nutrientes como elos interligados de uma cadeia, uma cadeia alimentar. Nela, os “elos” são chamados de níveis tróficos e incluem os produtores, os consumidores (primários, secundários, terciários etc.) e os decompositores.
Em um ecossistema aquático como uma lagoa por exemplo (imagem acima), poderíamos estabelecer as seguintes afirmações EXCETO:
Ver questão
(Unigranrio - Medicina 2017) Considere 5 pontos distintos sobre uma reta r e 4 pontos distintos sobre uma reta s, de forma que r seja paralela a s. O número de triângulos com vértices nesses pontos é igual a:
Ver questão
As ascídias (imagem acima), são animais marinhos que podem viver isolados ou formando colônias. Uma das formas isoladas muito encontradas nas praias brasileiras lembra, no adulto, um pedaço de piche de aproximadamente 8cm de altura, preso por uma de suas extremidades ao substrato (rochas, cascos de navios etc.).
(Adaptado de Só Biologia: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal.php)
Dentro da classificação dos seres vivos, as ascídias pertencem à classificação:
Ver questão
(Unigranrio - Medicina 2017) Sejam x1, x2 e x3 as raízes da equação x3 + 1 = 0, tomando como base o conjunto dos números complexos. Ao representarmos geometricamente essas raízes no plano de Argand-Gauss, obtemos um triângulo, cujos vértices são os afixos de x1, x2 e x3. A área do triângulo é:
Ver questão