(Upe-ssa 2 2017)
As grandes cidades brasileiras não eram exatamente localidades agradáveis no século XIX. Sujo, nojento e enlameado, o cenário urbano se compunha de carniças, bichos mortos, alimentos podres e outras imundícies abandonadas perto das pontes e nas praias.
SANTOS, Manuela Arruda dos. “Pintou sujeira”.
In: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/pintou-sujeira
A cidade do Recife no século XIX vivenciava os mesmos problemas apresentados pelo texto. Por causa das constantes moléstias, várias práticas sociais foram constituídas, auxiliando na reformulação das noções de higiene.
Assinale a alternativa CORRETA sobre essas novas práticas no referido século, na cidade do Recife.
Obrigatoriedade do banho e distribuição de produtos de higiene por parte do governo.
Implementação de políticas públicas de saneamento, sistema integrado de coleta de lixo e criação dos lixões.
Privatização do sistema de higienização, assegurando como responsabilidade do governo apenas a coleta de lixo.
Modernização de toda a infraestrutura da cidade com espaços seletivos de coleta de lixo e repositórios especiais em cada sobrado para dejetos sólidos.
Pavimentação e drenagem de ruas; lavagem do espaço público; construção de chafarizes e proibição de sepultamento dentro das igrejas.
Gabarito:
Pavimentação e drenagem de ruas; lavagem do espaço público; construção de chafarizes e proibição de sepultamento dentro das igrejas.
(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.
O gráfico indica que o titulado é uma
Ver questão
(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.
CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).
A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a
Ver questão
(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.
A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de
Ver questão
(Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.
A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é
Dados:
Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.
Ver questão