Questão 25497

(Upe-ssa 2 2017)

Os condomínios se expandem em vários países do mundo, mas com muito mais musculatura no Brasil, onde a violência, a presença da pobreza e o destrato com a paisagem são fatores adversos aos segmentos médios e ricos.

Fonte: Eduardo Yázigi, 2003.

A respeito do texto apresentado acima, são feitas as seguintes afirmações:

 

1. A segregação urbana se notabiliza pelo contraste geográfico extremamente acentuado entre o surgimento de numerosas favelas ao lado dos condomínios residenciais fechados, em sua maioria de alto luxo. Esse fenômeno vem ocorrendo, historicamente, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, onde as desigualdades socioespaciais são visíveis.

2. As transformações urbanas recentes no Brasil estão gerando espaços onde os diferentes grupos sociais estão próximos geograficamente, separados, porém, por muros e tecnologias de segurança. Esse processo de fragmentação territorial retrata e reforça a privatização do espaço urbano.

3. No Brasil e em toda a América Latina, houve um processo lento de urbanização e de crescimento das cidades. Tem-se demonstrado que o respectivo crescimento, desde os anos 1990, vem gerando uma tendência global de diminuição dos subúrbios exclusivos e fechados na periferia das grandes cidades.

 

Está CORRETO o que se afirma em

A

1, apenas.

B

2, apenas.

C

3, apenas.

D

1 e 2, apenas.

E

1, 2 e 3.

Gabarito:

1 e 2, apenas.



Resolução:

1) Verdadeira.  Em países que passaram pela construção histórica de urbanização pautadas em atender as necessidades da metrópole e das classes dominantes a distribuição da qualidade de vida e do meios que a cidade não se uniformizam para todas as camadas sociais e a dualidade é escancarada.

2) Verdadeira. Ao construir um condomínio, uma parcela do espaço urbano é privatizado, já que apenas pessoas autorizadas pelos moradores e proprietários podem adentrar o condomínio. Por isso, é uma forma de privatização do espaço urbano, já que esse espaço passa a ser controlado pelos proprietários dos imóveis e pelas pessoas contratadas pelos mesmos, a partir de regras previamente estabelecidas, em concordância a legislação vigente.

3) Falsa. Inicialmente a afirmativa diz que o Brasil e a América Latina tiveram urbanizações lentas, o que não é verdade, pois, no Brasil em 1940, apenas, 31% da população era urbana, já em 1970 a mesma já era de 56% e em 1990 era de 74%, assim, foi uma urbanização bem rápida, comparada com outros países e levando em consideração a extensão territorial brasileira e o tamanho de nossa população.

Posteriormente é dito que desde 1990 o número de subúrbios exclusivos e fechados(condomínios) têm diminuído, o que não é verdade, o que tem ocorrido é, justamente, o contrário, devido às mazelas urbanas citadas no texto, o número de condomínios fechados tem aumentando intensamente a partir da década de 90, principalmente na América Latina, logo, não tem diminuído no mundo todo.



Questão 9373

(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.

O gráfico indica que o titulado é uma

Ver questão

Questão 13580

(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.

CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).

A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a

Ver questão

Questão 15325

(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:

Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.

A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de

Ver questão

Questão 15687

 (Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.

 

A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é 

Dados:

Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2  e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.

Ver questão