(UPE SSA - 2017) Rio de Janeiro, 1831. Com cerca de mil habitantes, a capital do Império era um grande caldeirão político e social em ebulição. A chamada Revolução de 7 de abril forçara a abdicação do primeiro imperador e instituíra uma regência trina para governar a nação até a maioridade de Pedro II.
BASILE, Marcello. “Revolta e cidadania na corte regencial”. In: http://www.scielo.br/pdf/tem/v11n22/v11n22a03
No contexto apontado, a arena política brasileira encontrava-se dividida entre três grupos, que disputavam o poder e os cargos públicos com interesses bastante distintos. Eram eles, respectivamente:
unitaristas, maragatos e jacobinos.
liberais, militares e conservadores.
socialistas, federalistas e anarquistas.
liberais moderados, liberais exaltados e caramurus.
comerciantes, proprietários de escravos e militares.
Gabarito:
liberais moderados, liberais exaltados e caramurus.
a) unitaristas, maragatos e jacobinos.
Incorreto. Esses três grupos não estiveram envolvidos na disputa do poder e cargos públicos nesse contexto.
b) liberais, militares e conservadores.
Incorreto. Os militares não representavam um partido político.
c) socialistas, federalistas e anarquistas.
Incorreto. Esses três grupos não estiveram envolvidos na disputa do poder e cargos públicos nesse contexto.
d) liberais moderados, liberais exaltados e caramurus.
Correta. Os três grupos políticos que se manifestam neste período são: liberais moderados, liberais exaltados e caramurus. Os liberais moderados: defendiam uma monarquia constitucional (conservadores, mas nem tanto), os liberais exaltados: são majoritariamente os republicanos, e os restauradores ou caramurus: extremamente conservadores, defendiam a volta de D. Pedro I.
e) comerciantes, proprietários de escravos e militares.
Incorreto. Os militares não representavam um partido político.
(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.
O gráfico indica que o titulado é uma
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(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.
CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).
A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a
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(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.
A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de
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(Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.
A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é
Dados:
Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.
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