Questão 27050

(UPE/SSA 1 - 2017)

Do século XVI até meados do século XVIII, duas manifestações estéticas são de extrema relevância para a formação da literatura brasileira: o Barroco e o Arcadismo.

Para refletir sobre esses dois momentos e responder à questão, leia os textos a seguir.

Texto 1

Discreta, e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo claramente
Na vossa ardente vista o sol ardente,
E na rosada face a Aurora fria.

Enquanto pois produz, enquanto cria
Essa esfera gentil, mina excelente
No cabelo o metal mais reluzente,
E na boca a mais fina pedraria.

Gozai, gozai da flor da formosura,
Antes que o frio da madura idade
Tronco deixe despido, o que é verdura.

Que passado o zenith da mocidade,
Sem a noite encontrar da sepultura,
É cada dia ocaso da beldade.

(Gregório de Matos)

Texto 2

Brandas ribeiras, quanto estou contente
De ver-nos outra vez, se isto é verdade!
Quanto me alegra ouvir a suavidade,
Com que Fílis entoa a voz cadente!

Os rebanhos, o gado, o campo, a gente,
Tudo me está causando novidade:
Oh como é certo, que a cruel saudade
Faz tudo, do que foi, mui diferente!

Recebei (eu vos peço) um desgraçado,
Que andou té agora por incerto giro
Correndo sempre atrás do seu cuidado:

Este pranto, estes ais, com que respiro,
Podendo comover o vosso agrado,
Façam digno de vós o meu suspiro.

(Cláudio Manoel da Costa)

Sobre os textos 1 e 2 e seus respectivos autores, analise as seguintes proposições.

I. Pode-se afirmar que uma das características do Barroco, presente no texto 1, é o tema da efemeridade da vida, como pode ser percebido no primeiro terceto.
II. Gregório de Matos foi um repentista, que sabia improvisar; um menestrel baiano que buscava inspiração no cotidiano, nas circunstâncias da vida, quer seja pelo êxtase religioso, quer pelo afetivo.
III. O texto 1 é marcado pela temática do Carpe Diem, característica notável também do Barroco.
IV. O texto 2 tem sua temática ligada ao pastoralismo, ao bucolismo e remete à mitologia grega.
V. Cláudio Manoel da Costa, cujo nome pastoral é Glauceste Satúrnio, tem forte influência dos padrões cultistas, elevada inventividade lírica e deseja exprimir a realidade de seu país.

Estão CORRETAS, apenas:

A

I, II, III e IV.

B

II, III, IV e V.

C

I, II e V

D

III e IV.

E

II e V.

Gabarito:

I, II, III e IV.



Resolução:

AFIRMATIVA I - CORRETA, pois a passagem do tempo, quando se tem em voga a passagem do tempo da vida, vemos que se trat ade algo efêmero, isto é, algo que tem começo, meio e fim. Nos versos "Antes que o frio da madura idade / Tronco deixe despido, o que é verdura" vemos o intento do eu lírico de avisar a sua amada para que ela aproveite a beleza do seu corpo de agora, porque um dia essa beleza terá fim.

AFIRMATIVA II - CORRETA, uma vez que Gregório de Matos buscava inspiração do cotidiano para a escrita de suas obras, uma vez que o próprio Gregório era conhecido como Boca do Inferno por fazer uma crítica sobre tudo que ele encontrava na sua vida cotidiana, fazendo com que as instâncias religiosas e afetivas observassem-o com bastante desagrado por isso.

AFIRMATIVA III - CORRETA, pois o Carpe Diem (viver o presente) está de acordo com o Barroco, pois, como esse movimento literário lidava com a efemeridade da vida, eles defendem que as situações devem ocorrer no presente e seus personagens devem vivê-lo da melhor forma possível, porque um dia a vida terá um fim.

AFIRMATIVA IV - CORRETA, todas essas características estão presentes no movimento literário do arcadismo, movimento esse do qual Cláudio Manuel da Costa faz parte, em que podemos ver constantemente no seu poema as referências ao natural ("Os rebanhos, o gado, o campo, a gente") e a referência à mitologia grega (Fílis).

AFIRMATIVA V - INCORRETA, uma vez que em nenhum momento Cláudio Manuel da Costa fala da realidade do seu país, mas apenas a realidade da natureza que ele está vivendo (o gado, o rebanho, etc.). Só haveria uma descrição da realidade do país se ele falasse sobre problemas sociais, econômicos, políticos, trouxesse a questão da urbanização, da relação entre as pessoas, algo que não acontece.

Logo, a alternativa correta é a alternativa a.



Questão 9373

(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.

O gráfico indica que o titulado é uma

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Questão 13580

(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.

CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).

A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a

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Questão 15325

(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:

Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.

A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de

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Questão 15687

 (Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.

 

A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é 

Dados:

Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2  e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.

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