A barreira natural formada pela camada de ozônio contra os raios ultravioleta é fundamental para a manutenção da vida na Terra. O excesso desse tipo de radiação é nocivo, pois está relacionado à indução de:
mutações, que são alterações no material genético, podendo desencadear câncer de pele em seres humanos.
translocações, que são trocas de partes do material genético, podendo desencadear malformação congênita.
recombinação gênica, que são recombinações do material genético, podendo desencadear vários tipos de câncer em seres humanos.
síntese proteica, que corresponde a uma produção excessiva de proteínas pelo DNA recombinante.
deleções, que correspondem à perda de partes do material genético, podendo desencadear câncer de mama.
Gabarito:
mutações, que são alterações no material genético, podendo desencadear câncer de pele em seres humanos.
a)Correta. A radiação UV danifica o DNA de maneira que leva a produção de um radical livre que então interage e oxida as bases do DNA. Essas bases oxidadas não emparelham corretamente durante a replicação, resultando em mutações.
b)Incorreta. Uma translocação cromossômica é uma anomalia cromossômica causada pelo rearranjo de partes entre cromossomos não-homólogos, não é induzida por radiação ultravioleta.
c)Incorreta. Recombinação é a troca aleatória de material genético durante a meiose
d)Incorreta. Síntese proteica é o processo pelo qual são produzidas as proteínas pelos ribossomos pela tradução do RNA.
e)Incorreta. A deleção é uma alteração cromossômica estrutural em que há a perda do material genético. Não é induzida por radiação ultravioleta.
(Ufms 2006) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?
Ver questão
(Ufms 2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.
Ver questão
(UFMS)
Numa aula prática de cinética química, um grupo de alunos estudou, nas mesmas condições de temperatura, concentração e pressão, a decomposição do peróxido de hidrogênio, a partir das situações I e II, abaixo descritas:
Situação I: Na presença de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em duas etapas:
1ª etapa: H2O2(aq) + 2 Fe2+(aq) + 2 H+(aq) 2 Fe3+(aq) + 2 H2O()
2ª etapa: 2 Fe3+(aq) + H2O2(aq) 2 Fe2+(aq) + O2(g) + 2 H+(aq)
Situação II: Na ausência de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em uma única etapa:
2 H2O2(aq) 2 H2O() + O2(g)
A partir da experiência acima descrita, é correto afirmar que:
(01) a velocidade da decomposição do H2O2(aq), em I e II, é a mesma.
(02) os íons Fe2+ se oxidam na 1ª etapa de I, sendo, portanto, oxidantes.
(04) na ausência de íons Fe2+, a decomposição do H2O2(aq) é mais lenta.
(08) na 2ª etapa de I, os íons Fe3+ são oxidantes.
(16) as etapas de I são mais rápidas que a etapa de II.
(32) em I, os íons Fe2+ não são consumidos nas reações.
As afirmativas corretas são:
Ver questão