Questão 28201

(Famerp 2018)  Os domínios Archaea e Bacteria englobam micro-organismos com características morfológicas bem definidas. Estes seres vivos compartilham semelhanças entre si, tais como

A

membrana plasmática e organelas membranosas.

B

inclusões citoplasmáticas e envoltório nuclear.  

C

moléculas de DNA lineares e plasmídeos.

D

material genético disperso e ribossomos.

E

citoesqueleto e parede com peptidoglicano.

Gabarito:

material genético disperso e ribossomos.



Resolução:

a) Incorreta. Archaea e Bacteria não possuem organelas membranosas.

b) Incorreta. Archaea e Bacteria são organismos procariontes, ou seja, não possuem núcleo celular delimitado por membrana, assim, seu material genético está disperso no citoplasma.

c) Incorreta. Ambas possuem DNA circular. 

d) Correta. Os domínios Archaea e Bacteria apresentam algumas características comuns: são compostos por seres procariontes, sem a presença de carioteca, ficando o material genético disperso no citoplasma, além da presença de ribossomos. 

e) Incorreta. Archaea e Bacteria incluem os organismos procariontes, os quais não apresentam citoesqueleto.



Questão 7144

(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).

Se, em um desses estudos, tem-se M

M = egin{pmatrix}0&17&2\ 2&0&0\ 1&0&0end{pmatrix}

o valor positivo de λ é igual a:

 

Ver questão

Questão 8380

(Famerp 2017)

O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Considere a relação:

O valor desse quociente é, aproximadamente,

Ver questão

Questão 16982

(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.


A liberação do ADH é estimulada pelo

Ver questão

Questão 20077

(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Considere a relação:

O valor desse quociente é, aproximadamente,

Ver questão