(FAMERP - 2018) “O Ocidente havia conhecido somente três modos de acesso ao poder: o nascimento, o mais importante, a riqueza, muito secundário até o século XIII salvo na Roma Antiga, o sorteio, de alcance limitado entre os cidadãos das cidades gregas da Antiguidade.”
(Jacques Le Goff. Os intelectuais na Idade Média, 1985. Adaptado.)
O excerto sustenta que o acesso ao poder por meio da riqueza era secundário na Europa Ocidental até o século XIII, quando
as monarquias nacionais sobrepuseram-se aos direitos da nobreza senhorial sobre os seus feudos.
o esfacelamento do poder imperial romano transferiu as funções de defesa militar para os burgueses das cidades.
os reis absolutistas constituíram seus exércitos com recursos de impostos arrecadados de banqueiros e comerciantes.
as atividades comerciais e artesanais produziram novos grupos sociais no interior das cidades medievais.
a fragmentação econômica do continente europeu foi substituída por um só padrão monetário.
Gabarito:
as atividades comerciais e artesanais produziram novos grupos sociais no interior das cidades medievais.
a) as monarquias nacionais sobrepuseram-se aos direitos da nobreza senhorial sobre os seus feudos.
Incorreta. De fato, as monarquias nacionais passaram nesse contexto a se consolidar, administrando o território de forma mais centralizada. No entanto, a nobreza enquanto camada da sociedade continuava a dotar da posse da terra.
b) o esfacelamento do poder imperial romano transferiu as funções de defesa militar para os burgueses das cidades.
Incorreta. Após a derrocada do Império Romano, houve uma fragmentação administrativa em que a administração local passou, paulatinamente, à nobreza local, centrada nos senhores feudais. A burguesia não existia enquanto camada da sociedade específica à época.
c) os reis absolutistas constituíram seus exércitos com recursos de impostos arrecadados de banqueiros e comerciantes.
Incorreta. Tais recursos eram extraídos de comerciantes especialmente, bem como de trabalhadores livres e da população em geral, mas não de banqueiros, já que o monetarismo não estava consolidado nesse contexto.
d) as atividades comerciais e artesanais produziram novos grupos sociais no interior das cidades medievais.
Correta. O conceito de riqueza na Idade Média era muito diferente do atual, uma vez que a circulação de moedas era quase nula e o poder estava relacionado à posse da terra. Sendo assim, o nascimento, ou seja, o pertencimento a determinadas famílias, era o que dava acesso aos cargos de poder. Apenas no final da Idade Média, entre os séculos XII e XV, é que surgirão novos grupos sociais, ligados ao comércio, que darão nova constituição à noção de riqueza.
e) a fragmentação econômica do continente europeu foi substituída por um só padrão monetário.
Incorreta. À época, houve a efervescência da economia monetária, mas não a difusão de uma moeda unívoca por toda a Europa.
(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).
Se, em um desses estudos, tem-se M
o valor positivo de λ é igual a:
Ver questão
(Famerp 2017)
O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão
(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.
A liberação do ADH é estimulada pelo
(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão