(UNITAU - 2015/ adaptada)
¿Cómo será despertar en una ciudad de 2020?
En 2020, es muy posible que al levantarte y apagar tu despertador, automáticamente se accione la cafetera, y que al lavarte los dientes un cepillo electrónico te recuerde que hace mucho que no visitas al dentista
1 En el desayuno ____________ (mirar) la nevera y uma pantalla te ___________ (decir) que falta leche, y te _______________ (preguntar) si quieres hacer un pedido y a qué hora deseas que llegue. La puerta de tu auto se ___________ (abrir) al detectar los latidos únicos de tu corazón. También ______________ (activar) un menú con las películas favoritas de tus hijos em los asientos traseros, y te indicará una ruta sin tráfico y el mejor lugar para aparcar.
2 Desafortunadamente, mientras conduces un mensaje de alerta podría anunciarte que tu padre se ha caído en su casa y no puede levantarse. Por el susto soltarás el volante… pero no importa, porque el auto tomará el control mientras llamas a emergencias.
3 ___________ el mensaje no te lo envió un humano, __________ un sistema integrado de salud virtual conectado a la ropa inteligente que lleva tu progenitor, capaz de detectar movimientos bruscos y patrones de tensión sanguínea irregulares.
Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/mundo/noticias/2014/02/140226_ tecnologia_ciud ad_inteligente_futuro_aa.shtml>. (Adaptado)
La secuencia correcta de verbos en Futuro Imperfecto que completa los huecos DEL PRIMER PÁRRAFO es:
mirará, dirá, preguntará, abrirá, activará
mirarás, dirás, preguntará, abrirá, activarás
mirarás, decirá, preguntará, abrirá, activará
mirarás, dirá, preguntará, abrirán, activará
mirarás, dirá, preguntará, abrirá, activará
Gabarito:
mirarás, dirá, preguntará, abrirá, activará
[E]
En el desayuno mirarás la nevera y uma pantalla te dirá que falta leche, y te preguntará si quieres hacer un pedido y a qué hora deseas que llegue. La puerta de tu auto se abrirá al detectar los latidos únicos de tu corazón. También activará un menú con las películas favoritas de tus hijos en los asientos traseros, y te indicará una ruta sin tráfico y el mejor lugar para aparcar.
(Unitau 1995)
"A questão central da pedagogia é o problema das formas, dos processos dos métodos; certamente, não considerados em si mesmos, pois as formas só fazem sentido na medida em que viabilizam o domínio de determinados conteúdos. O método é essencial ao processo pedagógico.
Pedagogia, como é sabido, significa literalmente a condução da criança, e a sua origem está no escravo que levava a criança até o local dos jogos, ou o local em que ela recebia instrução do preceptor. Depois, esse escravo passou a ser o próprio educador. Os romanos, percebendo o nível de cultura dos escravos gregos, confiavam a eles a educação dos filhos.
Essa é a etimologia da palavra. Do ponto de vista semântico, o sentido se alterou. No entanto, a paideia não significava apenas infância, paideia significava cultura, os ideais da cultura grega.
Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua própria etimologia, significa não apenas a condução da criança, mas a introdução da criança na cultura.
A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano. No meu discurso distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noção de cultura como tudo o que o homem constrói, e a pedagogia escolar, ligada à questão do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metódico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico.
Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta é a questão central da pedagogia escolar. Os conteúdos não apresentam a questão central da pedagogia, porque se produzem a partir das relações sociais e se sistematizam com autonomia em relação à escola. A sistematização dos conteúdos pressupõe determinadas habilidades que a escola geralmente garante, mas não ocorre no interior das escolas de primeiro e segundo graus.
A existência do saber sistematizado coloca à pedagogia o seguinte problema: como torná-lo assimilável pelas novas gerações, ou seja, por aqueles que participam de algum modo de sua produção enquanto agentes sociais, mas participam num estágio determinado, estágio esse que é decorrente de toda uma trajetória histórica?"
(SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação Brasileira, adap. da fala em Seminário, Niterói, 1985).
As palavras 'é', 'método', 'só' e 'conteúdos' podem ter sua acentuação analisada pelas seguintes regras:
Ver questão
(UNITAU - 1995)
Assinale a alternativa que corresponde à sequência na qual se inclui um uso inadequado do artigo em inglês:
Ver questão
(Unitau 1995) Uma partícula tem movimento circular uniforme de velocidade escalar de 10m/s, dando uma volta a cada 8 segundos. O módulo de aceleração vetorial média para um intervalo de tempo de 2s é:
Ver questão
(UNITAU) O segmento da perpendicular traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto é denominado
Ver questão