(Fac. Pequeno Príncipe PR/2019) A teoria do encaixe induzido (Induced Fit) foi desenvolvida por Koshland e colaboradores e mostra que ligantes e receptores não são tão rígidos como se imaginava. De acordo com essa teoria, o substrato induz uma mudança conformacional na enzima com a qual ele interage. Essas mudanças garantem um melhor ajuste entre o sítio ativo e o substrato.
Alguns autores comparam esse encaixe com um aperto de mão, o qual vai se moldando e se tornando cada vez mais forte. Quando o substrato interage com o sítio ativo da enzima, surgem ligações que induzem mudanças, as quais permitem que mais ligações sejam estabelecidas. Com isso, o sítio ativo envolve cada vez mais o substrato, mantendo-o em seu local.
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/teoria-encaixe-induzido.htm.
Acesso 03 de fev.2019.
O que permite a atividade catalítica de uma enzima são as suas características dentre quais foi citado CORRETAMENTE
a ligação ao substrato apresenta sítio específico permitindo que uma enzima só se ligue a um substrato, mas o substrato pode se ligar a vários tipos diferentes de enzimas.
a enzima não sofre mudanças químicas como consequência da reação que catalisa.
a enzima aumenta a velocidade de reação química e faz ocorrer uma reação que não ocorreria em sua ausência.
enzimas não apresentam a capacidade de aumentar a velocidade reversa de uma reação química.
enzimas aumentam a velocidade de reação e a energia de ativação.
Gabarito:
a enzima não sofre mudanças químicas como consequência da reação que catalisa.
a) Incorreta. um substrato se liga especificamente a um sítio ativo de uma enzima, e não a vários tipos diferentes de enzimas.
b) Correta.
c) Incorreta. As enzimas possuem a capacidade de aumentar a velocidade da reação, mas não fazem ocorrer uma reação que não aconteceria em sua ausência.
d) Incorreta. Enzimas podem sim aumentar a velocidade reversa de uma reação, da mesma forma que fazem com a reação direta.
e) Incorreta. Enzimas não aumentam a energia de ativação necessária para uma reação, e sim a diminuem.
(Fac. Pequeno Príncipe - 2016) Leia o texto a seguir:
“A abertura dos portos às nações amigas, em 1808, permitiu que o Brasil fosse invadido por artigos importados dos mais variados, principalmente de origem inglesa. Os produtos ligados à indumentária e à beleza deram novo fôlego à vaidade dos homens e mulheres de então. O período imperial no Brasil foi marcado por modos e modas que acompanharam as grandes mudanças políticas, econômicas e sociais. Roupas, acessórios, joias e penteados revelam como se comportavam as pessoas, a sutileza de seus costumes e os códigos secretos da vida em sociedade.
O acesso aos itens de luxo, entretanto, não tornou os moradores das terras brasileiras mais elegantes aos olhos dos viajantes estrangeiros.”
(RASPANTI, Márcia Pinna. Que deselegantes. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/que-deselegantes>. Acesso em: 4 out. 2015.)
A partir da leitura do texto, é possível afirmar:
I. Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, os brasileiros tiveram mais acesso aos produtos ingleses.
II. As mudanças ocorridas nos modos e na moda no contexto do período Imperial brasileiro foram bastante sutis.
III. Roupas, acessórios e joias são itens supérfluos que pouco informam sobre os costumes de uma época.
IV. Os viajantes estrangeiros que passaram pelo Brasil nesse período não registraram informações relevantes sobre a vestimenta dos brasileiros.
Está(ão) CORRETA(S):
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(Fac. Pequeno Príncipe - Medicina - 2016)
Choose the correct alternative to complete the blanks in the correct tense with the verbs in parentheses.
“My boyfriend, John, and I 1__________ (be) together for about six months. My 16th birthday was coming up and I was so excited because my previous birthdays 2__________ (be) bad. Of course I was 3__________ (crush) when he told me his family was going away to Florida that weekend! While he was 4__________ (go), my sister 5__________ (take) me to the mall to get my mind off it. The whole time I kept texting him how much I missed him. I really 6__________ (start) to get bummed out and we 7__________ (shop) all day, so she decided to take me home. On the way, my sister said she wanted to stop at her boyfriend's house to say hi. When we 8__________ (walk) in my friends all screamed, ‘Surprise!’ I was happy about the party but still upset because John wasn't there. Then my sister told me to go to the closet to get my presents. I walked over and opened the door, and there stood John with a big red ribbon on his shirt! It turns out he 9__________ (plan) the whole party just so I could finally have an amazing birthday. I couldn't 10__________ (ask) for a better day, or a better boyfriend!”
Disponível em: . Acesso em: junho de 2015.
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Observe a imagem a seguir:
Podemos verificar na imagem uma série de informações relativas à Revolução Industrial, seu processo de consolidação e expansão para outros países, focando principalmente nas grandes potências industriais. Assim sendo, analise as proposições a seguir.
I. O momento de maturidade industrial ocorre, em geral, décadas após o início do período de industrialização nos vários países que receberam e passaram por sua respectiva Revolução Industrial.
II. Por volta do final do século XVIII, assistimos a um fenômeno reconhecido como Revolução Industrial, que ocorre na Inglaterra, mas que, depois, paulatinamente, se expandiu para outros países, principalmente ao longo do século XIX.
III. O processo de globalização mundial, relacionado com a expansão de padrões monetários baseados no Euro, no capitalismo financeiro e na seleção de regiões acessíveis a um mercado de bens duráveis em expansão, se deu em grande parte, por volta do século XVIII.
IV. Poucas regiões foram capazes de desenvolver uma sociedade de consumo, sendo restritos a alguns países da Europa Ocidental, EUA e Japão.
Baseando-se em seus conhecimentos prévios e na análise dos dados apresentados na imagem, marque a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
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(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2016) Quando a professora de biologia demonstrou, utilizando o mapa abaixo, o impacto das atividades humanas sobre a vegetação brasileira, a sala de aula dividiu-se entre os espantados e os incrédulos. Os primeiros ficaram chocados com a quase total destruição da paisagem vegetal observada nos estados de Alagoas, Espírito Santo e Paraná, por exemplo. Os incrédulos afirmam que o mapa estava exagerando o avanço das atividades humanas sobre a vegetação nativa e que, portanto, o mapa estava distorcendo demais a realidade.
Brasil - retração da vegetação nativa entre 1980 e 2010
Adaptado do IBGE, Disponível em: <http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em 08 mai. 2016.
Percebendo a divisão dos estudantes, a professora de biologia explicou aos estudantes que
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