(UERR - 2018) Os séculos XVIII e XIX foram palco de crises e desordens na organização da sociedade, advindas das transformações trazidas pela industrialização da produção econômica e no aparecimento do trabalho assalariado. A necessidade de buscar soluções a esse clima de mudanças na ordem social fez surgir o positivismo, movimento que influenciou as primeiras formas de pensamento social no Brasil. As principais características do positivismo são:
objetividade científica sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica.
progressismo, evolucionismo e relativismo cultural.
organicismo, materialismo e aplicação de métodos compreensivos.
neutralidade, objetivismo e aplicação de princípios metafísicos.
objetividade filosófica, sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica.
Gabarito:
objetividade científica sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica.
a) Correta. objetividade científica sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica.
O positivismo defendia a objetividade filosófica, a ideia de que a verdade pode ser alcançada por meio da observação empírica e da experimentação científica, em contraste com a especulação filosófica. Também defendia a ideia de que a sociedade poderia ser regulada por leis semelhantes às da natureza, ou seja, por leis científicas universais e imutáveis. Os positivistas acreditavam que a sociedade poderia ser estudada objetivamente e que as leis gerais poderiam ser descobertas para explicar seu funcionamento e prever seu comportamento futuro. Por fim, o positivismo defendia a neutralidade científica, a ideia de que a ciência deveria ser uma atividade desinteressada e objetiva, que buscasse a verdade e o conhecimento imparcialmente, sem interferência de valores pessoais ou políticos.
b) Incorreta. progressismo, evolucionismo e relativismo cultural.
O relativismo cultural não é uma característica do positivismo.
c) Incorreta. organicismo, materialismo e aplicação de métodos compreensivos.
A aplicação de métodos compreensivos é um traço da sociologia de Weber e não do positivismo. Os métodos compreensivos, também conhecidos como métodos hermenêuticos, são utilizados na compreensão das ações e significados atribuídos pelos indivíduos em suas experiências sociais e culturais.
d) Incorreta. neutralidade, objetivismo e aplicação de princípios metafísicos.
O positivismo rejeitou a metafísica como uma forma válida de conhecimento. Para os positivistas, a metafísica não era uma disciplina científica porque não era baseada em observação empírica e experimentação. Em vez disso, a metafísica era vista como uma forma de especulação filosófica que não poderia ser comprovada ou refutada pela ciência.
e) Incorreta. objetividade filosófica, sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica.
Há uma objetividade científica e não filosófica no positivismo, que se distingue na medida em que a objetividade filosófica ainda é permeada pela mera reflexão rigorosa, enquanto que a científica volta-se para a instrumentalização da natureza.
As características dos vírus os colocam, de certa maneira, no limite entre a matéria viva e não viva.
Sobre os vírus é correto afirmar que:
Ver questão
A gametogênese é um exemplo clássico no que se refere a meiose. Assim, qual a quantidade de cromossomos presentes no espermatócito primário, ovócito secundário e no espermatozoide respectivamente e em situações normais?
Ver questão
(UERR)
“Não existe uma Amazônia, arquétipo imemorial de floresta majestosa e imutável, mas territórios e paisagens mutáveis, sob influência da ação e do conhecimento humanos. E, assim como foi outra num passado não tão remoto assim, a floresta amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar a fantástica taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século 20, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo literalmente torrado, pois nem ao menos uma acumulação primitiva de capital ele tem sido capaz de sustentar.”
(LEITE, Marcelo. A floresta Amazônica. São Paulo: Publifolha, 2001, p. 13).
O texto acima refere-se à floresta Amazônica presente nas Unidades Federativas a seguir:
Ver questão
O tecido epitelial de revestimento reveste os órgãos externa ou internamente. Este tipo de tecido epitelial pode ser classificado de acordo com o número de camadas de células que apresenta. Associe o tipo de tecido quanto ao número de camadas:
1- Epitélio pseudoestratificado
2- Epitélio estratificado
3- Epitélio simples
( ) Constituído por uma camada de células.
( ) Constituído por uma camada de células com núcleos em diferentes alturas, aparentando formar várias camadas.
( ) Constituído por várias camadas de células.
Assinale a sequência correta:
Ver questão