(UNEMAT 2019/2)
“O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediatizadas por imagens”.
“No mundo realmente invertido, o verdadeiro é um momento do falso”
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. 2003, pp. 9-11. Disponível em: http://w w w .cisc.org.br/portal/biblioteca/socespetaculo.pdf. Acesso em: abr. 2019
A partir dos dois enunciados acima é possível compreender que as mídias sociais, na atualidade, têm modificado as relações entre as pessoas, espetacularizando o mundo.
Assinale a alternativa correta que representa a ideia sociológica expressa no texto.
O texto refere-se à solidariedade mecânica de Èmile Durkheim e os modos como se estabelecem as relações a partir do trabalho com as mídias sociais, criando uma inversão da realidade.
O texto refere-se às interpretações sociológicas de Èmile Durkheim, porque apresentam a ideia de que as relações sociais entre as pessoas se desenvolvem a partir da soma dos interesses individuais.
O texto refere-se à separação entre o mundo do trabalho não midiatizado e o midiatizado, ao processo de secularização explicado por Max Weber.
O texto refere-se à aplicação do conceito de alienação de Karl Marx, pois as mídias sociais, ao mediatizar as relações entre as pessoas, muitas vezes invertem o senso de realidade e o falso passa a ser o verdadeiro.
O texto refere-se às ideias de Karl Marx a respeito de como as imagens exercem uma dominação carismática nas pessoas e atua nelas de um modo falso.
Gabarito:
O texto refere-se à aplicação do conceito de alienação de Karl Marx, pois as mídias sociais, ao mediatizar as relações entre as pessoas, muitas vezes invertem o senso de realidade e o falso passa a ser o verdadeiro.
A) Incorreta. Não existem elementos no texto que nos permitam relacioná-lo com a visão ou os conceitos de Durkheim.
B) Incorreta. Não existem elementos no texto que nos permitam relacioná-lo com a visão ou os conceitos de Durkheim.
C) Incorreta. Não existem elementos no texto que nos permitam relacioná-lo com a visão ou os conceitos de Weber.
D) Correta. O espetáculo não está nas imagens (as ideologias alienadoras) em si, mas sim, na relação das pessoas, estas as quais são mediadas por tais imagens, que constroem as relações interpessoais.
E) Incorreta. Dominação carismática é um conceito weberiano, e não marxista.
(Unemat 2010) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna I - Fases do Capitalismo
I. Comercial
II. Industrial
III. Financeiro
Coluna II – Características
( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais.
( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV.
( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores.
Assinale a alternativa correta.
Dado uma PA cujo a1 é o quádruplo de sua razão e a20 é igual a 69, sua razão será:
Ver questão
(Unemat 2010) Sobre os platelmintos, é correto afirmar que todos são:
Ver questão
(UNEMAT 2018)
“A centralidade da subjetividade, a ênfase no indivíduo, a valorização do homem serão também problematizadas ao longo do desenvolvimento do pensamento moderno através de várias teorias e descobertas científicas que questionam, de diferentes pontos de vista, o antropocentrismo, a centralidade atribuída ao homem. Entenda-se por isso a definição tradicional de homem encontrada na modernidade, o próprio conceito de natureza humana como dotada de consciência autônoma. É ilustrativa a esse respeito a famosa frase de Michel Foucault na conclusão de As palavras e as coisas (1966), “[...] o homem é uma invenção recente na história de nosso pensamento, e talvez seu fim esteja próximo”.
Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos a Wittgenstein. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 254.
A afirmação de Michel Foucault é citada no final do texto por Marcondes para ilustrar um processo de argumentação a respeito da definição tradicional de homem. Assinale a alternativa que explicita o sentido do enunciado de Foucault.
Ver questão