(UNITAU SP/2019)
“Escrevendo há mais de vinte anos, dediquei ao tema muitas páginas e chamei a atenção para a complexidade e mesmo o caráter contraditório da realidade que se aglomerava sob o termo ‘globalização’. Primeiro, muito do que era considerado global tinha sido originalmente local ou nacional, do hambúrguer tipo McDonald’s, que tinha nascido numa pequena localidade do meio-oeste os EUA, ao estrelato cinematográfico, ativamente produzido no início por Hollywood, para rivalizar com as concepções do cinema francês e italiano que antes dominavam; ou ainda a democracia enquanto regime político globalmente legítimo, uma vez que o tipo de democracia globalizado foi a democracia liberal, de matriz europeia e norte-americana e, na versão neoliberal, mais norte-americana que europeia. Segundo, a globalização, ao contrário do que o nome sugeria, não eliminava as desigualdades sociais e as hierarquias entre os diferentes países ou regiões do mundo. Pelo contrário, tendia a fortalecê-las”.
SANTOS, B. de S. A ilusória “desglobalização”. Disponível em www.ihu/unisinos.br. Acesso em out. 2018.
Sobre o processo de globalização, é CORRETO afirmar:
Apresenta grandes oportunidades e benefícios repartidos de forma regular entre os diferentes países capitalistas;
Seus resultados podem ser entendidos como expressão do desenvolvimento natural do capitalismo como processo de produção;
A globalização apagou completamente as diferenças regionais e locais, pois todos se vestem da mesma forma e com as mesmas marcas;
A globalização provocou fusões de empresas que, na maioria dos países, levou à geração de empregos e à estabilidade econômica;
O processo de globalização nos remete às transformações na economia, na cultura, na política de blocos hegemônicos e nas relações cotidianas dos países ocidentais.
Gabarito:
O processo de globalização nos remete às transformações na economia, na cultura, na política de blocos hegemônicos e nas relações cotidianas dos países ocidentais.
a)Incorreta, pois, tais oportunidades e benefícios não é repartida de forma igual entre os diferentes países do capitalismo, tanto que temos uma grande desigualdade socioeconômica entre os diversos países do mundo, principalmente, entre os desenvolvidos e os em desenvolvimento.
b)Incorreta, pois, tal desenvolvimento não natural, já que ele é influenciado, principalmente, pelos interesses das minorias e não da população como um todo em prol da sobrevivência da espécie, logo, perdeu grande parte de sua naturalidade, impedindo tal afirmação.
c)Incorreta, pois, mesmo a globalização tendo diminuído essas diferenças locais e regionais devido à mídia e marcas transnacionais, ela não chegou ao ponto de apagar completamente tais diferenças, já que ainda existem características próprias de locais e regiões em todos os contextos, inclusive, na vestimenta, como as vestimentas tradicionais nordestinas, indígenas, japonesas, holandesas, entre outras vestimentas tradicionais famosas no mundo.
d)Incorreta, pois, essa fusão de empresas não necessariamente gerou empregos e estabilidade econômica, pois, essa fusão centraliza mais o capital fazendo ter mais dinheiro para investimentos processuais e maquinários que reduzem a demanda de mão-de-obra, principalmente, não qualificada, e essas fusões podem gerar monopólios que podem prejudicar a estabilidade econômica, já que se o monopólio quebra todo o setor irá cair sendo prejudicial para essa estabilidade.
e)Correta, pois, a globalização transforma a economia, a cultura, a política de blocos hegemônicos e as relações cotidianas dos países, principalmente, ocidentais, já que os orientais são mais resistentes a essa influência global que gera tal transformação, que não é completa, devido às diferenças culturais e históricas entre essas duas regiões do nosso planeta.
(Unitau 1995)
"A questão central da pedagogia é o problema das formas, dos processos dos métodos; certamente, não considerados em si mesmos, pois as formas só fazem sentido na medida em que viabilizam o domínio de determinados conteúdos. O método é essencial ao processo pedagógico.
Pedagogia, como é sabido, significa literalmente a condução da criança, e a sua origem está no escravo que levava a criança até o local dos jogos, ou o local em que ela recebia instrução do preceptor. Depois, esse escravo passou a ser o próprio educador. Os romanos, percebendo o nível de cultura dos escravos gregos, confiavam a eles a educação dos filhos.
Essa é a etimologia da palavra. Do ponto de vista semântico, o sentido se alterou. No entanto, a paideia não significava apenas infância, paideia significava cultura, os ideais da cultura grega.
Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua própria etimologia, significa não apenas a condução da criança, mas a introdução da criança na cultura.
A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano. No meu discurso distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noção de cultura como tudo o que o homem constrói, e a pedagogia escolar, ligada à questão do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metódico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico.
Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta é a questão central da pedagogia escolar. Os conteúdos não apresentam a questão central da pedagogia, porque se produzem a partir das relações sociais e se sistematizam com autonomia em relação à escola. A sistematização dos conteúdos pressupõe determinadas habilidades que a escola geralmente garante, mas não ocorre no interior das escolas de primeiro e segundo graus.
A existência do saber sistematizado coloca à pedagogia o seguinte problema: como torná-lo assimilável pelas novas gerações, ou seja, por aqueles que participam de algum modo de sua produção enquanto agentes sociais, mas participam num estágio determinado, estágio esse que é decorrente de toda uma trajetória histórica?"
(SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação Brasileira, adap. da fala em Seminário, Niterói, 1985).
As palavras 'é', 'método', 'só' e 'conteúdos' podem ter sua acentuação analisada pelas seguintes regras:
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(UNITAU - 1995)
Assinale a alternativa que corresponde à sequência na qual se inclui um uso inadequado do artigo em inglês:
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(Unitau 1995) Uma partícula tem movimento circular uniforme de velocidade escalar de 10m/s, dando uma volta a cada 8 segundos. O módulo de aceleração vetorial média para um intervalo de tempo de 2s é:
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(UNITAU) O segmento da perpendicular traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto é denominado
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