(UPE SSA - 1ª fase - 1º dia - 2019)
The song below was performed by a gospel choir during the mariage ceremony of Prince Harry and the North American Megan Markle, held at Windson Castel on May 19, 2018.
Stand By Me
Ben E. King
When the night has come
And the land is dark
And the moon is the only light we'll see
No I won't be afraid, no I won't be afraid
Just as long as you stand, stand by me
Chorus
So darling, darling
Stand by me, oh, stand by me
Oh stand, stand by me
Stand by me
If the sky that we look upon
Should tumble and fall
Or the mountains should crumble to the sea
I won't cry, I won't cry
No I won't shed a tear
Just as long as you stand, stand by me
Whenever you're in trouble, won't you stand by me
Oh stand by me
Oh won't you stand now?
Stand by me
(In: https://www.vagalume.com.br/ben-e-king/stand-by-me-traducao.html)
In Whenever you’re in trouble (…), the highlighted word, in Portuguese, means
Nunca.
Às vezes.
Sempre que.
De vez em quando.
Raramente.
Gabarito:
Sempre que.
A) INCORRECT: pois, por mais que seja parecido com a sua forma em inglês, "whenever" tem um significado totalmente diferente de never, a forma em inglês de se dizer "nunca". Logo, não é a substituição correta.
B) INCORRECT: porque "whenever" indica uma ideia de acontecimento para todas as vezes, enquanto a correspondência de "as vezes" no inglês é sometimes.
C) CORRECT: a ideia de "whenever" é exatamente a ideia expressa nessa alternativa, a de sempre que, indicando algo que costuma ocorrer todas as vezes.
D) INCORRECT: pois, assim como na alternativa "b", a ideia de "de vez em quando" não corresponde com o significa de whenever (que indica algo recorrente), mas sim ao significado de sometimes.
E) INCORRECT: pois "raramente" é totalmente o oposto do significado de whenever, que significa "sempre que", porque o correspondente de "raramente" em inglês é rarely.
(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.
O gráfico indica que o titulado é uma
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(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.
CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).
A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a
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(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.
A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de
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(Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.
A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é
Dados:
Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.
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