Questão 68999

A carteira de trabalho é o documento em que fica registrado o contrato de trabalho no Brasil.

Analise a charge a seguir publicada recentemente sobre as novas relações de trabalho.

A cena da charge apresenta uma crítica à

A

terceirização do trabalho que garante autonomia aos trabalhadores contratados. 

B

reestruturação produtiva que transfere para os sindicatos os custos com os trabalhadores. 

C

informalidade do emprego que aumenta a insegurança do trabalhador frente ao capital. 

D

individualidade do trabalho, com a qual o trabalhador desenvolve uma atividade específica. 

E

concentração do processo produtivo em um único espaço, o que possibilita um rígido controle das tarefas.

Gabarito:

informalidade do emprego que aumenta a insegurança do trabalhador frente ao capital. 



Resolução:

a) Incorreta. O foco da crítica não é a questão da terceirização, ainda que este seja um elemento do cenário contemporâneo — conhecido por precarizar as relações trabalhistas.

b) Incorreta. Não existem elementos na charge que possibilitem tal interpretação, dado que não há menção a sindicatos ou aos custos do trabalhador, e sim à relação entre a Carteira de Trabalho e as ofertas de emprego.

c) Correta. Pensando a charge às luzes das novas relações de trabalho no Brasil, a questão nos indica que ela trata sobre a informalidade do emprego, gerada a partir da desvalorização da CLT: com a flexibilização desse âmbito, os direitos trabalhistas garantidos pela Carteira de Trabalho não são mais obrigatórios e, dessa forma, os trabalhadores se veem obrigados a aceitar as condições dos empregadores, ou seja, vagas cada vez mais informais (“Quem quiser a vaga vai ter que sair daí”).  Vemos que o patrão oferece o emprego apenas mediante a saída debaixo do teto que protege os trabalhadores (a CLT, que garante direitos trabalhistas), logo, entende-se que existe uma certa chantagem do grupo empresarial para contratações sem a regulamentação devida, oferecendo vagas precarizadas no intuito de abaixar os custos. 

d) Incorreta. A charge não trata sobre individualidade do trabalho: inúmeros trabalhadores estão “debaixo” da CLT, se tratando da circunstância das ofertas de emprego, e não há referência à nenhuma atividade específica.

e) Incorreta. Este não é um aspecto abordado pela charge, dado que não há referência aos espaços e à fiscalização de produção, a situação tratada diz respeito à própria obtenção de emprego, não à realização de funções.



Questão 8383

(Uema 2016) A indústria sucroalcooleira, considerada uma das principais responsáveis pela movimentação interna da economia, gerando bilhões de dólares, mantém os cortadores de cana-de-açúcar no país, em condição subumana e com vida útil equiparada à dos escravos. Cerca de 97% do que o Maranhão colherá em cana de açúcar, na atual safra 2015/2016, será destinado à produção de etanol (C2H5OH) anidro e hidratado. O etanol anidro é misturado à gasolina com um dos objetivos de aumentar sua octanagem, pois um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C8H18 ), combustível automotivo, que, por meio da sua combustão, libera energia, permitindo que o carro entre em movimento.

Jornal o Estado do Maranhão. Adaptado.

Suponha que determinada gasolina seja composta de hidrocarbonetos com fórmula (C8H18).

Nessas condições, as equações químicas que representam as reações de combustão completas do etanol e do octano, devidamente balanceadas, permitem afirmar que a combustão de

Ver questão

Questão 8621

(UEMA 2014)

Ao se adquirir um carro novo, é comum encontrar no manual a seguinte recomendação: mantenha os pneus do carro corretamente calibrados de acordo com as indicações do fabricante. Essa recomendação garante a estabilidade do veículo e diminui o consumo de combustível. Esses cuidados são necessários porque sempre há uma perda de gases pelos poros da borracha dos pneus (processo chamado difusão). É comum calibrarmos os pneus com gás comprimido ou nas oficinas especializadas com nitrogênio. O gás nitrogênio consegue manter a pressão dos pneus constantes por mais tempo que o ar comprimido (mistura que contém além de gases, vapor da água que se expande e se contrai bastante com a variação de temperatura).

Considerando as informações dadas no texto e o conceito de difusão, pode-se afirmar, em relação à massa molar do gás, que

Ver questão

Questão 10492

(Uema 2016) Sabe-se que um processo químico é exaustivamente testado em laboratório antes de ser implantado na indústria, envolvendo cálculos, em que são aplicadas as leis ponderais e volumétricas, dentre as quais, cita-se a lei das proporções constantes (Lei de Proust). Havendo excesso de reagente numa reação, deve-se retirá-lo para poder trabalhar com a proporção exata. Considere que 1mol de benzeno reage com 1mol de bromo, formando dois produtos, um haleto orgânico e um ácido. Para a reação entre 50 g de benzeno e 100 g de bromo,

a) Haverá obediência à Lei de Proust? Justifique sua resposta por meio de cálculos.
Dados: C(z=12), H(z=1) e Br(z=80).
b) Calcule a massa, do haleto orgânico, obtida em conformidade à Lei de Proust.

Ver questão

Questão 12470

(Uema 2014) Uma família da cidade de Cajapió – MA comprou uma antena parabólica e o técnico a instalou acima do telhado. A antena projetou uma sombra na parede do vizinho, que está reproduzida abaixo, coberta com uma folha quadriculada.

Note que a figura projetada na parede é uma cônica. Considerando as medidas mostradas e o sistema cartesiano contido na folha quadriculada, a equação que representa a cônica será

Ver questão