Questão 61006

(UFMS - 2020)

Read the text to answer the question(s) below.

On Earth, something is always burning. Wildfires are started by lightning or accidentally by people, and people use controlled fires to manage farmland and pasture and clear natural vegetation for farmland. Fires can generate large amounts of smoke pollution, release greenhouse gases, and unintentionally degrade ecosystems. But fires can also clear away dead and dying underbrush, which can help restore an ecosystem to good health. In many ecosystems, including boreal forests and grasslands, plants have coevolved with fire and require periodic burning to reproduce.

Some of the global patterns that appear in the fire maps over time are the result of natural cycles of rainfall, dryness, and lightning. For example, naturally occurring fires are common in the boreal forests of Canada in the summer. In other parts of the world, the patterns are the result of human activity. For example, the intense burning in the heart of South America from August-October is a result of human-triggered fires, both intentional and accidental, in the Amazon Rainforest and the Cerrado (a grassland/savanna ecosystem) to the south. Across Africa, a band of widespread agricultural burning sweeps north to south over the continent as the dry season progresses each year. Agricultural burning occurs in late winter and early spring each year across Southeast Asia

 

(Fonte: Adaptado. Disponível em: <https://earthobservatory.nasa.gov/globalmaps/MOD14A1_M_FIRE>. Acesso em: 14 nov. 2019).

Considering the sentence:

 

“On Earth, something is always burning. Wildfires are started by lightning or accidentally by people, and people use controlled fires to manage farmland and pasture and clear natural vegetation for farmland. Fires can generate large amounts of smoke pollution, release greenhouse gases, and unintentionally degrade ecosystems. But fires can also clear away dead and dying underbrush, which can help restore an ecosystem to good health,” from the text, choose the correct alternative.

 

The underlined words are …, respectively,

A

a preposition and an interjection.

B

an adverb and a conjunction.

C

a conjunction and a preposition.   

D

a verb and a noun.   

E

a conjunction and an adjective

Gabarito:

an adverb and a conjunction.



Resolução:

As palavras em destaque são, respectivamente, um advérbio de modo (acidentalmente) e uma conjunção aditiva (e).  



Questão 4111

(Ufms 2006) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?

Ver questão

Questão 4141

(Ufms 2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.

Ver questão

Questão 8889

(UFMS) Considere o gráfico. Determine a afirmativa correta:

Ver questão

Questão 9131

(UFMS)

Numa aula prática de cinética química, um grupo de alunos estudou, nas mesmas condições de temperatura, concentração e pressão, a decomposição do peróxido de hidrogênio, a partir das situações I e II, abaixo descritas:

Situação I: Na presença de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em duas etapas:

1ª etapa: H2O2(aq) + 2 Fe2+(aq) + 2 H+(aq)  2 Fe3+(aq) + 2 H2O()

2ª etapa: 2 Fe3+(aq) + H2O2(aq)  2 Fe2+(aq) + O2(g) + 2 H+(aq)

Situação II: Na ausência de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em uma única etapa:

2 H2O2(aq)  2 H2O() + O2(g)

A partir da experiência acima descrita, é correto afirmar que:

(01) a velocidade da decomposição do H2O2(aq), em I e II, é a mesma.

(02) os íons Fe2+ se oxidam na 1ª etapa de I, sendo, portanto, oxidantes.

(04) na ausência de íons Fe2+, a decomposição do H2O2(aq) é mais lenta.

(08) na 2ª etapa de I, os íons Fe3+ são oxidantes.

(16) as etapas de I são mais rápidas que a etapa de II.

(32) em I, os íons Fe2+ não são consumidos nas reações.

As afirmativas corretas são:

Ver questão