(UFPR - 2020 - 1ª fase)
Considere o seguinte excerto:
Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda desenvolve uma ideia em torno da qual constrói sua interpretação sociológica: a do homem cordial. Este seria o brasileiro típico, fruto da colonização portuguesa e representante conceitual da nossa sociedade. Acontece que, como a palavra cordial na linguagem comum tem o sentido de afável, afetuoso, a ideia do homem cordial ficou associada à concepção do brasileiro como gentil, hospitaleiro, pacífico. E Sérgio Buarque foi muito criticado por essa maneira de ver os brasileiros.
O‘DONNEL, Júlia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. p. 346-347.
A partir da reflexão acima, é correto afirmar que para Sérgio Buarque de Holanda a cordialidade designa:
um comportamento cortês e civilizado.
um símbolo da cultura brasileira que deveria ser valorizado.
o enaltecimento do caráter igualitário e impessoal das leis.
o personalismo e a aversão ao formalismo da burocracia.
um dos efeitos da urbanização e da industrialização do Brasil.
Gabarito:
o personalismo e a aversão ao formalismo da burocracia.
a) Incorreta. O conceito de “homem cordial” não deve ser interpretado de modo literal, como se o homem brasileiro, na visão de Holanda, fosse de um cidadão cortês e civilizado. Na verdade, o termo “cordial” é quase como uma ironia, visto que o autor descreve o perfil como do indivíduo que se vale de uma “gentileza” calculada para driblar o formalismo da burocracia, numa conduta cautelosa visando seus próprios interesses pessoais. No entanto, “como a palavra cordial na linguagem comum tem o sentido de afável, afetuoso, a ideia do homem cordial ficou associada à concepção do brasileiro como gentil, hospitaleiro, pacífico”.
b) Incorreta. Sérgio Buarque identifica a tendência do perfil sociopsicológico do “homem cordial” na construção do Estado e da cultura política brasileira (ou como um símbolo de nossa cultura), mas não apresenta uma valorização desse perfil, na verdade o critica.
c) Incorreta. O conceito não se refere a um enaltecimento desses aspectos, pelo contrário, o perfil reflete a falta de igualdade e impessoalidade: o homem cordial age visando seus próprios interesses e “dribla” os formalismos para obter vantagens sob outros, numa dinâmica de desigualdade.
d) Correta. A cordialidade brasileira simboliza o predomínio de relações humanas mais simples e diretas que rejeitam o aspecto de ritualização do comportamento, típico da civilidade. Nossa maneira de conviver socialmente está desvinculada do princípio de polidez.: a polidez simboliza uma organização de defesa diante da sociedade e equivale a uma máscara que permitirá a cada qual preservar as suas emoções, as suas impressões subjetivas. O homem cordial rejeita esses preceitos, operando com base no personalismo e na informalidade, contra os preceitos burocráticos que regem a civilidade. Essa é uma herança do patrimonialismo e patriarcalismo marcantes na formação do Brasil.
e) Incorreta. O conceito de “homem cordial” não está vinculado ao contexto de industrialização e modernização do Brasil, dado que Sérgio Buarque traz essa discussão bem anteriormente a esse cenário.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão