Questão 74102

(UFPR - 2020 - 1ª fase)

Em A Condição Humana, Hannah Arendt observa que o pensamento político dos gregos antigos estava baseado na distinção bem demarcada entre a esfera pública (a Cidade) e a privada (a família), e que no mundo moderno essa distinção deixou de ser clara. Assinale a alternativa que, de acordo com a autora, explica essa mudança.

A

Os assuntos econômicos passaram a ser discutidos no espaço público.

B

Já não mais se discutem os assuntos públicos.

C

A família perdeu importância.

D

Não há mais privacidade.

E

Todos passaram a ter acesso à esfera pública.

Gabarito:

Os assuntos econômicos passaram a ser discutidos no espaço público.



Resolução:

(A) Correta. "Economia" vem do grego "oikonomia" que tem o sentido de "administração doméstica". Dessa forma, na modernidade descrita por Hannah Arendt, os assuntos econômicos (domésticos) passam a ser debatidos na esfera pública, rompendo a lógica grega.

(B) Incorreta. Os assuntos públicos seguem sendo discutidos. A autora não fala sobre a exclusão de uma das esferas, mas sim a interligação entre elas.

(C) Incorreta. A família segue tendo importância, porém a esfera privada passa a interargir com a esfera pública e vice versa.

(D) Incorreta. Não é possível dizer que a privacidade deixou de existir, porém, ela passa a estar ligada a outras esferas.

(E) Incorreta. O acesso total à esfera pública implica a existência de uma democracia plena, o que não é observado nesse contexto. 



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão