(UFU - 2020 - 1ª FASE)
Entre os séculos XI e XIII, a sociedade feudal passou por acentuadas transformações tais como: crescimento urbano, desenvolvimento das feiras, significativo aumento do uso da moeda etc. Todavia, em fins do século XIII, houve uma inversão da tendência desse crescimento socioeconômico e demográfico.
Dentre os fatores que explicam a inversão acima assinalada, é correto destacar, EXCETO, que
o desflorestamento em larga escala acarretou inclusive um desiquilíbrio climático no ocidente no início do século XIV, gerando a devastação das colheitas e pauperizando grande número de camponeses.
o conflito entre a Igreja e os poderes temporais, sobretudo a chamada “querela das investiduras”, levou ao início de longas guerras que dizimaram campos e pessoas, gerando uma grande crise no sistema feudal.
a peste bubônica que, ao encontrar uma população debilitada, eliminou um número elevado de pessoas. Alguns historiadores calculam que cerca de 1/3 da população europeia pereceu.
o aumento do cenário de morte e de miséria produziu um quadro de instabilidade social, gerando várias revoltas camponesas, destacando-se entre elas as jacqueries, ocorridas na França no século XIV.
Gabarito:
o conflito entre a Igreja e os poderes temporais, sobretudo a chamada “querela das investiduras”, levou ao início de longas guerras que dizimaram campos e pessoas, gerando uma grande crise no sistema feudal.
a) Correta. O desflorestamento ocorreu para que houvesse a ampliação das terras cultiváveis e isso teve consequências climáticas que, por sua vez, diminuíram drasticamente a capacidade produtiva, empobrecendo boa parte dos camponeses e inviabilizando o abastecimento da população. Dessa forma, se relaciona com a queda do crescimento socioeconômico e demográfico.
b) Incorreta. A Querela das Investiduras realmente ocorreu, se tratou de um conflito entre a Igreja e o imperador Henrique IV, do Sacro Império Romano-Germânico, ou seja, um conflito entre o poder espiritual e o poder temporal, respectivamente. A Igreja via-se enfraquecida e protestava contra a nomeação de Papa e de bispos pelo imperador. Esse evento, no entanto, não tem relação com a queda do crescimento socioeconômico e demográfico em questão.
c) Correta. A peste foi um dos elementos que explicam a situação de crise mencionada no enunciado, pois dizimou parte da população e, com isso, culminou numa brusca queda demográfica. Além disso, a peste também causou um desequilíbrio social imenso, devido às mortes em massa que resultaram em déficit na organização social e na economia (menos autoridades, menos trabalhadores).
d) Correta. As revoltas camponesas, principalmente na França, foram grandes elementos da situação mencionada no enunciado: a situação crítica (miséria, morte) e a instabilidade social mobilizou camponeses a se rebelar contra a aristocracia, o que gerou um clima ainda mais instável e crítico.
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
Ver questão
(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
Ver questão
(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
Ver questão
(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
Ver questão