Questão 73425

(UFU - 2020 - 1ª FASE) Leia o trecho a seguir, recortado de uma matéria da revista Vivasaúde (Ano 14, Edição 174).

Ter um milhão de amigos

Quem possui vida social ativa preserva a mente e o corpo, contribui para a qualidade de vida e mantém a presença de bem-estar a longo prazo.

Isolamento faz mal à saúde. Esse pode ser o slogan da próxima campanha de alerta à população. Afinal, uma vida social ativa abre portas para que você tenha uma alimentação mais regrada, exercite mais o corpo e coloque o cérebro para funcionar.

Abrir-se para esta possibilidade pode ser a primeira medida de prevenção de doenças e de promoção de saúde a ser adotada em nossas vidas. Quanto mais vivemos em sociedade, mais integrados ao meio e a outras pessoas ficamos.

“Quem se isola não se atualiza, não desabafa, não troca ideia do que está passando no mundo. Quando a gente está sozinha, geralmente não tem vontade de comer direito, ainda mais quando tem que cozinhar para si”, afirma a geriatra Claudia Fló, presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). A solidão e o isolamento social estão associados ao aumento do risco de mortalidade precoce.

OLAVO, Jorge. Ter um milhão de amigos. Vivasaúde. Ano 14, Edição 174. São Paulo: Editora Escala, 2017, p. 74-75. (Adaptado)

No trecho acima, o jornalista opta por apresentar o depoimento de uma médica geriatra, escolha do autor cujo efeito no texto é de

A

dar a entender ao leitor que a tese central da matéria pode ser bem sustentada por opiniões individuais.

B

sustentar a tese central da matéria – de que não desabafar e comer mal faz mal à saúde – com base na opinião de uma mulher.

C

sustentar a tese central da matéria – de que o isolamento faz mal à saúde – por meio de um argumento de autoridade.

D

dar a entender ao leitor que a tese central da matéria só tem validade quando se trata de idosos.

Gabarito:

sustentar a tese central da matéria – de que o isolamento faz mal à saúde – por meio de um argumento de autoridade.



Resolução:



Questão 2399

(UFU/MG)

Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.

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Questão 2545

 (UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.

“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.

A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)

(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”

 

Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.

 

Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.

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Questão 3019

(Ufu 2016)  O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.

O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.

Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.

Só afrouxa a rédea depois do gozo.

Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.

 

BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82

 

 

Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina

 

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Questão 3021

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

 

DIONISOS DENDRITES

Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas

Ramos nascem de seu peito

Pés percutem a pedra enegrecida

Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.

 

Acorre o vento ao círculo demente

O vinho espuma nas taças incendiadas.

Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços

Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas

E o vaticínio do tumulto à Noite –

Chegada do inverno aos lares

Fim de guerra em campos estrangeiros.

 

As bocas mordem colos e flancos desnudados:

À sombra mergulham faces convulsivas

Corpos se avizinham à vida fria dos valados

Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.

Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos

Mergulham no vórtice da festa consagrada.

 

E quando o Sol o ingênuo olhar acende

Um secreto murmúrio ata num só feixe

O louro trigo nascido das encostas.

 

SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.

 

Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso  

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