Questão 73431

(UFU - 2020 - 1ª FASE) Produzido nos anos de 1943-45, no contexto da Segunda Guerra Mundial, o livro A rosa do povo solidifica características centrais da poética de Carlos Drummond de Andrade e o consagra como um dos mestres da poesia modernista brasileira.

Sob essa perspectiva, leia o poema “Consolo na praia” e assinale a alternativa que explicita corretamente como os traços distintivos do Modernismo de Drummond representam, no texto em análise, o momento histórico da guerra.

A

Com métrica irregular e versos brancos, a musicalidade do poema é obtida pela repetição de sons e de formas sintáticas. Essa simplicidade visa tornar acessível a mensagem politicamente engajada do poema contra os regimes nazifascistas.

B

A destrutividade da guerra transparece no poema por meio de imagens que remetem à negação e à frustração, deixando uma marca de pessimismo não vista na poesia anterior de Drummond, que era inspirada no otimismo pelos tempos modernos.

C

A metáfora da nudez na beira do mar remete ao indianismo, revelando um desejo de retorno ao início da nação brasileira, à era da cultura indígena, quando o ser humano era inocente e ainda não havia a crueldade da guerra moderna.

D

Ao longo do poema, a intensidade das perdas e das falhas é temperada por uma sutil ironia (o “humour”), o que moderniza o lirismo tradicional e abre espaço para uma possível resistência do sujeito perante as angústias do momento histórico.

Gabarito:

Ao longo do poema, a intensidade das perdas e das falhas é temperada por uma sutil ironia (o “humour”), o que moderniza o lirismo tradicional e abre espaço para uma possível resistência do sujeito perante as angústias do momento histórico.



Resolução:

a) Alternativa incorreta. A maior parte da alternativa está correta, mas os versos não são brancos. Há alguns momentos de rima e até mesmo de métrica regular (como na segunda estrofe).

b) Alternativa incorreta​​​​​​​. O poema evoca imagens e produz sentidos que se assemelham mais ao otimismo que ao pessimismo.

c) Alternativa incorreta​​​​​​​. A metáfora da nudez na beira do mar não remete ao período indianista, não há elementos suficientes para comprovar isso. O sentido alcançado é o de encarar de frente o perigo, mesmo que o sentimento seja de incapacidade frente à imensidão da guerra.

d) Alternativa correta​​​​​​​. A ironia permeia a tragédia, causando essa espécie de otimismo na visão do poema, com elementos como "Não possuis casa, navio, terra./Mas tens um cão".



Questão 2399

(UFU/MG)

Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.

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Questão 2545

 (UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.

“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.

A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)

(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”

 

Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.

 

Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.

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Questão 3019

(Ufu 2016)  O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.

O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.

Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.

Só afrouxa a rédea depois do gozo.

Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.

 

BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82

 

 

Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina

 

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Questão 3021

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

 

DIONISOS DENDRITES

Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas

Ramos nascem de seu peito

Pés percutem a pedra enegrecida

Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.

 

Acorre o vento ao círculo demente

O vinho espuma nas taças incendiadas.

Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços

Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas

E o vaticínio do tumulto à Noite –

Chegada do inverno aos lares

Fim de guerra em campos estrangeiros.

 

As bocas mordem colos e flancos desnudados:

À sombra mergulham faces convulsivas

Corpos se avizinham à vida fria dos valados

Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.

Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos

Mergulham no vórtice da festa consagrada.

 

E quando o Sol o ingênuo olhar acende

Um secreto murmúrio ata num só feixe

O louro trigo nascido das encostas.

 

SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.

 

Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso  

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