(Uncisal AL/2020) O conceito do termo evolução empregado pelo senso comum pode ser validado ou refutado por investigações científicas. A seguir são apresentadas três afirmações relativas à evolução biológica.
I. A evolução ocorre quando o ser vivo consegue melhorar a sua forma de explorar os recursos naturais.
II. Evolução biológica é o processo de transformação associado à descendência pelo qual as espécies passam ao longo dos anos e que resulta em cada espécie.
III. A evolução biológica é um processo de adaptação do ser vivo.
Disponível em: www.sinect.com.br.
Acesso em: nov. 2016 (adaptado).
Considerando-se o conceito científico de evolução biológica, está correto o que se afirma em
I e II, pois evolução pressupõe que uma espécie seja mais evoluída que outra.
II e III, pois evolução pressupõe a existência de um ápice do processo evolutivo.
I, pois evolução consiste no melhoramento ou avanço dos indivíduos de uma espécie.
II, pois evolução pressupõe que qualquer espécie de organismo vivo está em seu ponto máximo da evolução em relação aos períodos antecedentes.
III, pois evolução consiste no desenvolvimento de uma forma de adaptação que o indivíduo apresenta em resposta às condições hostis do ambiente em que ele vive.
Gabarito:
II, pois evolução pressupõe que qualquer espécie de organismo vivo está em seu ponto máximo da evolução em relação aos períodos antecedentes.
I. Incorreta. A evolução é um processo que ocorre com o passar do tempo, ao longo de gerações, e não durante o período de vida de um indivíduo.
II. Correta.
III. Incorreta. A evolução biológica é um processo de adaptação de uma espécie como um todo, ao passar das gerações.
(Uncisal 2012) Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no contexto da democracia clássica encontra justificativa
Ver questão(Uncisal 2012) O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado. Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que
Ver questão
(UNCISAL - 2011)
Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia
Ver questão
(UNCISAL - 2011)
Um dos textos mais consagrados da história da filosofia é a alegoria da caverna, escrito por Platão. Sobre esse texto, pode-se afirmar que
Ver questão