Questão 79724

(UNITAU SP/2020) Apesar de os genes terem sido descritos somente 20 anos após a morte de Gregor Mendel, a contribuição do monge para a compreensão dos mecanismos de hereditariedade é de extrema importância. Com base em hipóteses, na experimentação e na regularidade de resultados observados por Mendel em seus experimentos, ele desenvolveu a Lei denominada “Lei da pureza dos gametas”. Em essência, essa lei afirma que cada característica é determinada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples. Assim como Mendel, muitos cientistas buscam encontrar respostas para questões reais que, se solucionadas, promoverão o avanço da humanidade. O caminho utilizado por eles está baseado no método científico, que envolve uma sequência de procedimentos, os quais devem ser realizados para que as respostas obtidas sejam confiáveis.

Acerca do método científico, assinale a alternativa INCORRETA.

A

Quando um cientista, ao testar sua hipótese por experimentos, tem suas deduções refutadas, ele pode modificar a hipótese ou a substituir.

B

Quando a hipótese é confirmada, será denominada teoria, não podendo ser questionada, pois foi comprovada cientificamente.

C

Geralmente, os passos iniciais do método científico são: observar, conceber uma pergunta sobre o observado e formular uma hipótese.

D

Nem sempre o método científico envolve etapas como: observação, formulação de uma hipótese, experimentação, interpretação de resultados e conclusão.

E

Por meio da utilização do método científico, pode-se chegar a teorias científicas que explicam fenômenos da natureza e a leis que descrevem esses fenômenos.

Gabarito:

Quando a hipótese é confirmada, será denominada teoria, não podendo ser questionada, pois foi comprovada cientificamente.



Resolução:

a) Correta.

b) Incorreta. Mesmo que uma teoria seja bem fundamentada e aceita pela comunidade científica, ela ainda pode ser questionada e revista.

c) Correta.

d) Correta.

e) Correta.



Questão 2980

(Unitau 1995)  

          "A questão central da pedagogia é o problema das formas, dos processos dos métodos; certamente, não considerados em si mesmos, pois as formas só fazem sentido na medida em que viabilizam o domínio de determinados conteúdos.  O método é essencial ao processo pedagógico.
          Pedagogia, como é sabido, significa literalmente a condução da criança, e a sua origem está no escravo que levava a criança até o local dos jogos, ou o local em que ela recebia instrução do preceptor. Depois, esse escravo passou a ser o próprio educador. Os romanos, percebendo o nível de cultura dos escravos gregos, confiavam a eles a educação dos filhos.
          Essa é a etimologia da palavra. Do ponto de vista semântico, o sentido se alterou. No entanto, a paideia não significava apenas infância, paideia significava cultura, os ideais da cultura grega.
          Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua própria etimologia, significa não apenas a condução da criança, mas a introdução da criança na cultura.  
          A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano. No meu discurso distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noção de cultura como tudo o que o homem constrói, e a pedagogia escolar, ligada à questão do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metódico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico.
          Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta é a questão central da pedagogia escolar. Os conteúdos não apresentam a questão central da pedagogia, porque se produzem a partir das relações sociais e se sistematizam com autonomia em relação à escola. A sistematização dos conteúdos pressupõe determinadas habilidades que a escola geralmente garante, mas não ocorre no interior das escolas de primeiro e segundo graus.
          A existência do saber sistematizado coloca à pedagogia o seguinte problema: como torná-lo assimilável pelas novas gerações, ou seja, por aqueles que participam de algum modo de sua produção enquanto agentes sociais, mas participam num estágio determinado, estágio esse que é decorrente de toda uma trajetória histórica?"

(SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação Brasileira, adap. da fala em Seminário, Niterói, 1985). 

As palavras 'é', 'método', 'só' e 'conteúdos' podem ter sua acentuação analisada pelas seguintes regras:  

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Questão 3228

(UNITAU - 1995)

Assinale a alternativa que corresponde à sequência na qual se inclui um uso inadequado do artigo em inglês:

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Questão 4126

(Unitau 1995) Uma partícula tem movimento circular uniforme de velocidade escalar de 10m/s, dando uma volta a cada 8 segundos. O módulo de aceleração vetorial média para um intervalo de tempo de 2s é:

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Questão 6330

(UNITAU) O segmento da perpendicular traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto é denominado

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