(Univag MT/2020) A figura ilustra uma possível árvore filogenética humana.
(www.pinterest.at. Adaptado.)
A análise da árvore permite afirmar que a evolução da espécie humana ocorreu
de forma desacelerada nas espécies ancestrais.
a partir da espécie Homo habilis.
a partir de 2 milhões de anos atrás.
a partir dos chimpanzés.
de forma não linear.
Gabarito:
de forma não linear.
a) Incorreta. Nas espécies ancestrais podemos perceber o surgimento de novos indivíduos em um curto espaço de tempo, o que demonstra um surgimento acelerado.
b) Incorreta. A partir da análise do cladograma podemos concluir que o indivíduo citado não é um ancestral ao Homo Sapiens.
c) Incorreta. A partir da linha do tempo fornecida pela imagem podemos concluir que o Homo Sapiens tem surgimento recente, posterior a 2 milhoes de anos.
d) Incorreta. Os chimpanzés não representam ancestrais diretos.
e) Correta.
(UNIVAG MT)
Aldeídos e cetonas podem ser diferenciados a partir de um teste conhecido como Fehling. Duas soluções conhecidas como Fehling A e Fehling B são misturadas e adicionadas à solução contendo a substância a ser testada. O produto da mistura Fehling reage com a carbonila do aldeído, provocando sua oxidação. Se a solução mudar de cor (de azul para marrom), dizemos que o teste deu positivo, indicando a presença de aldeído na solução. A seguir são apresentadas as fórmulas estruturais de algumas substâncias comuns:
Soluções das substâncias 1, 2, 3 e 4 foram analisadas com o teste de Fehling. É correto afirmar que o teste dará positivo para a solução contendo a substância
Ver questão
Um letreiro foi pendurado, alinhado com o piso horizontal, no beiral de um telhado. Para tanto, foram utilizados dois pedaços de fios constituídos de metais diferentes, sendo o fio mais longo feito do metal A e o fio mais curto feito do metal B. O fio A tem o dobro do comprimento do fio B.
Para que, sob qualquer temperatura, o letreiro permaneça perfeitamente alinhado com a horizontal, é necessário que o valor do coeficiente de dilatação linear do metal do fio B seja
Ver questão
Dados do Ministério da Saúde divulgados em 2018 apontam uma redução de 16% no número de mortes decorrentes da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), no entanto, o aumento nos casos, especialmente entre os jovens, preocupa. A pesquisa ainda mostrou que somente 56,6% dos jovens entre 15 e 24 anos usam camisinha.
(https://g1.globo.com, 01.12.2018. Adaptado.)
A AIDS é uma síndrome resultante da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, na sigla em inglês.
Esse vírus
A eutrofização de lagos e açudes ocorre em função _______, o que provoca a proliferação de algas protistas e de cianobactérias, prejudicando _______ e _______. Tal condição eleva a quantidade de _______ e de organismos aeróbios decompositores, o que, por sua vez, reduz drasticamente _______.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Ver questão