Questão 61332

(Famerp 2021)

A cratera de Batagaika, na Sibéria, está se expandindo rapidamente. Ela surgiu na década de 1960, como consequência do desmatamento da floresta boreal. A região, antes coberta por gelo, ficou sem a proteção da sombra das árvores. Então, formou-se uma cratera, que hoje já possui 900 metros de largura e cerca de 85 metros de profundidade.

(Carolina Fioratti. http://super.abril.com.br, 29.07.2020. Adaptado.)

A feição destacada, bem como sua expansão, demonstra:

A

a formação de um bioindicador, marco estrutural que registra as mudanças ecológicas no ambiente. 

B

a erosão genética, movimento de massa que se realiza segundo as características pedológicas locais. 

C

o estabelecimento de um corredor florestal, cisão linear que fragmenta os ecossistemas. 

D

o derretimento do permafrost, solo congelado que garantiria a estabilidade da paisagem. 

E

o aquecimento endêmico, alteração restrita que refletiria a adaptação da natureza às interferências antrópicas.

Gabarito:

o derretimento do permafrost, solo congelado que garantiria a estabilidade da paisagem. 



Resolução:

A) errada: Um bioindicador refere-se a uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado de um ambiente, logo, o derretimento de uma grande parcela de gelo de uma região, mesmo ela alterando a vegetação local, não é um bioindicador, já que o bioindicador seria referente a uma espécie ou grupo de espécies e não à condição do solo, nesse caso afetado pelo gelo. Assim, o marco estrutural que registra as mudanças ecológicas no ambiente é o degelo do permafrost(área permanentemente congelada em condições normais), e não uma nova dinâmica nas espécies animais e vegetais da região, mesmo isso sendo uma consequência do derretimento do gelo do solo.

B) errada:  erosão genética refere-se a um processo pelo qual uma espécie ameaçada, de planta ou animal, morre sem ter a chance de conhecer e cruzar com outros indivíduos dessa mesma espécie com genes diferentes, o que facilitaria sua evolução e adaptação ao meio, logo, não se relaciona com o texto, por isso, a alternativa está incorreta.

C) errada: o que está acontecendo na região é o derretimento do gelo por conta do desmatamento para a exploração e não a preservação através da criação de um corredor ecológico. 

D) correta

E) Errada: pois o enunciado fala das consequências da retirada da vegetação que cobre o solo congelado e não o desmatamento de forma geral e a ligação do mesmo com o aquecimento global. É uma caracterização específica de uma causa e consequência local e que no caso retrata as consequências da retirada de vegetação do solo congelado (permafrost).

Caso fique mais alguma dúvida é só chamar ;) 



Questão 7144

(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).

Se, em um desses estudos, tem-se M

M = egin{pmatrix}0&17&2\ 2&0&0\ 1&0&0end{pmatrix}

o valor positivo de λ é igual a:

 

Ver questão

Questão 8380

(Famerp 2017)

O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Considere a relação:

O valor desse quociente é, aproximadamente,

Ver questão

Questão 16982

(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.


A liberação do ADH é estimulada pelo

Ver questão

Questão 20077

(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Considere a relação:

O valor desse quociente é, aproximadamente,

Ver questão