Um novo estudo sugere que os meteoritos podem ser uma fonte de alimento para seres vivos, mais especificamente um microrganismo chamado Metallosphaera sedula, uma espécie que se alimenta de metais. Isso significa que meteoritos de ferro poderiam ter trazido mais elementos metálicos e fósforo para a Terra, facilitando a evolução da vida, de acordo com a pesquisa liderada pela astrobióloga Tetyana Milojevic, da Universidade de Viena. Milojevic explica que o estudo foi realizado para encontrar “impressões digitais microbianas” deixadas em meteoritos. “Isso deve ser útil para rastrear bioassinaturas para a busca da vida em outras partes do Universo”, conclui.
Disponível em: https://canaltech.com.br/ciencia. Acesso em: 9 fev. 2021.
Essa pesquisa favorece as ideias defendidas na teoria da(s)
Biogênese.
Fontes hidrotermais.
Microsferas.
Panspermia.
Ribozimas.
Gabarito:
Panspermia.
Essa pesquisa favorece as ideias defendidas na teoria da Panspermia. A Panspermia sugere que a vida na Terra pode ter se originado a partir de material biológico ou prebiótico presente em meteoritos, asteroides e cometas que colidiram com o planeta durante sua história. A descoberta de que um microrganismo, como o Metallosphaera sedula, pode se alimentar de metais presentes em meteoritos fortalece essa hipótese, indicando que os meteoritos podem ter fornecido elementos essenciais para a evolução da vida na Terra.
Esse cartaz informa sobre uma parasitose cujo agente causador é denominado, cientificamente, de
Ver questão
Uma vacina oral, barata, confere uma proteção "significativa" contra a cólera grave, segundo um teste realizado nas condições de vida comum em Bangladesh, onde a doença mata milhares de pessoas anualmente. Segundo a OMS, a cada ano, são registrados entre 3 e 5 milhões de casos de cólera, matando cerca de 120 mil pessoas em todo o mundo. A cólera é uma infecção causada pela bactéria Vibrio cholerae.
Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/07/v acina-oral-contra-colera-se-mostra-eficaz-diz-estu do.html..
Além da vacina, uma das principais medidas profiláticas que deve ser utilizada no combate a essa doença é
Ver questão
(UNICHRISTUS 2015) Na ilustração a seguir, as letras A, B, C, D e E indicam a representação de estágios de sucessão ecológica.
Com relação à ilustração, é correto afirmar que
Ver questão
(UNICHRISTUS 2020) Envolvidas na regulação da divisão celular, as proteínas VRK1 e VRK2 são consideradas potenciais alvos para o tratamento de alguns tipos de câncer, entre eles próstata, ovário e intestino.
No momento em que uma sonda química com as características desejadas for obtida, os pesquisadores poderão usar essa ferramenta para inibir a ação da VRK em modelos de câncer. “Desse modo, poderemos confirmar se a inibição destas proteínas irá afetar as células tumorais e, assim, validar as enzimas como alvo terapêutico”, afirmou Couñago, pesquisador da Unicamp.
Disponível em: http://agencia.fapesp.br/estudo-ajuda-a-compreender-papel-de-proteinas-envolvidas-no-cancer/26920/ Acesso em: 21 abr. 2020.
Para a sonda química citada no texto realizar a função desejada, deverá, necessariamente, ligar-se a componentes proteicos denominados de
Ver questão