QUESTÃO ANULADA!
(UFPR - 2022- 1ª fase)
O texto a seguir é referência para as questões 29 a 32.
O Tempo Livre e o Novo Feitiço do Capital
Nathan Caixeta
1 | A “queda do zap” na última segunda-feira (04/10) atinou com desaviso a inquietante e cada vez mais esquecida forma de viver, |
2 | forçando o distanciamento compulsório das redes sociais e das inúmeras formas de conexão virtual que consomem a atenção das |
3 | pessoas. Estima-se que as ações do Facebook tenham caído em quase 5%, enquanto os operadores da empresa se esforçavam |
4 | para corrigir a falha técnica. Contudo, a paralisação de parte do mundo virtual em questão de horas forneceu um interessante |
5 | experimento social, levando as pessoas a perceberem a existência do próprio real desnudo da celeridade virtual que encobre, seja |
6 | para arrancar os cabelos ao efetuarem pagamentos virtuais não compensados, ou para solucionarem a questão do que fazer com |
7 | o próprio tempo-livre, uma vez que sua instância de captura imediata fixou-se em um limbo que retrocedeu as eras: do tempo das |
8 | relações virtuais para a época já imperceptível das relações pessoais. Embora tenha sido apenas um “susto” passageiro, o fenômeno |
9 | abre espaço para observar as conexões entre a valorização do capital cujos desdobramentos comerciais, produtivos e financeiros |
10 | são parciais, ou integralmente conectados ao mundo virtual e a disposição, captura e transformação do tempo-livre dos indivíduos |
11 | em valor de troca. Conforme insiste Eduardo Mariutti, professor da Unicamp, a esfera do virtual não se opõe à realidade, mas se |
12 | expressa pelo transbordamento do “possível”, isto é, pelo conjunto de possibilidades acessíveis à imaginação humana. O virtual |
13 | transforma os fragmentos criados pela imaginação humana em um universo construído, potencialmente ilimitado, mas restrito ao |
14 | conjunto de percepções humanas em dado momento do tempo. |
(Disponível em: https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/o-tempo-livre-e-o-novo-feitico-do-capital/. Acesso em: 18/10/2021. Adaptado.)
Assinale a alternativa em que ambos os verbos destacados indicam atitude mental.
a) ...atinou com desaviso a inquietante... (linha 1) / Estima-se que as ações do Facebook... (linha 3)
b) ...que consomem a atenção das pessoas... (linha 2) / ...ao efetuarem pagamentos... (linha 6)
c) ...em questão de horas forneceu um interessante... (linha 4) / ... solucionarem a questão... (linha 6)
d) ...o fenômeno abre espaço para observar as conexões entre a valorização do capital... (linha 9)
e) ...conforme insiste Eduardo Mariuti... (linha 11) / ... mas se expressa pelo transbordamento... (linha 12)
QUESTÃO ANULADA!
MARQUE A ALTERNATIVA C.
MARQUE A ALTERNATIVA C.
PRÓXIMA QUESTÃO.
MARQUE A ALTERNATIVA C.
MARQUE A ALTERNATIVA C.
Gabarito:
PRÓXIMA QUESTÃO.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
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(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
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