(UFPR - 2022- 1ª fase)
A população movimenta-se pelo espaço geográfico dentro de um mesmo país e, muitas vezes, atravessando oceanos e mudando de continente. Esses movimentos horizontais da população são chamados movimentos migratórios, que compreendem a imigração (entrada de pessoas em uma região ou país) e a emigração (saída de pessoas de uma região ou país).
(ALMEIDA, L. M. A.; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da globalização. 2 ed. São Paulo: Ática, 2013, p. 205.)
Diante do exposto, e com base nos conhecimentos de geografia da população, assinale a alternativa correta.
América do Norte e Europa são os principais destinos de imigrantes porque as instituições governamentais laicas dos países dessas regiões atraem pessoas que sofrem perseguições religiosas em seus países de origem.
A Guerra dos Trinta Anos e outros conflitos religiosos foram a causa do grande fluxo migratório de europeus em direção às Américas no período que vai do início do século XVI até meados do século XVIII.
O tráfico de escravos da África para o Oriente Médio e para as Américas não é classificado como fluxo migratório porque se tratava de transferências forçadas de pessoas de um continente para outros.
As pessoas que migram para trabalhar são rejeitadas porque enviam dinheiro para os parentes que ficaram em seus países de origem, ocasionando perdas econômicas para o país que as recebe.
No espaço urbano, a alta densidade demográfica facilita o acesso da população aos serviços públicos de educação e saúde, sendo esse um fator de atração de migrantes provenientes do campo.
Gabarito:
No espaço urbano, a alta densidade demográfica facilita o acesso da população aos serviços públicos de educação e saúde, sendo esse um fator de atração de migrantes provenientes do campo.
(A) Incorreta. Os principais motivos de atração de imigrantes para a Europa e a América do Norte são os altos índices econômicos e a qualidade de vida. Existem outros países laicos no mundo que não recebem tantos imigrantes, portanto, essa relação não está correta.
(B) Incorreta. Os fluxos migratórios europeus em direção a América não aconteceram nesse período, tendo em vista que a colonização europeia recém estava começando no século XVI. O auge da migração europeia para o continente americano foi no final do século XIX.
(C) Incorreta. O tráfico de escravizados para a América é considerada uma migração forçada.
(D) Incorreta. Existem vários motivos que fazem com que os imigrantes sejam rejeitados nos países de chegada, sobretudo se sua origem está ligada a países menos desenvolvidos. A xenofobia, o racismo e as dificuldades de adaptação à nova cultura e ao novo idioma podem ser motivos de rejeição, porém, o fato de muitos imigrantes enviarem dinheiro para o seu país de origem não causa perdas financeiras ao país que os recebe, tendo em vista que essas pessoas, ao trabalharem, também estão gerando riquezas a essa país.
(E) Correta. A proximidade dos serviços básicos, como hospitais e escolas, nas cidades é muito maior do que nas regiões rurais. Dessa forma, isso se torna uma fator atrativo para a migração na direção das regiões urbanas.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão