(UFU - 2022)
O problema central do método narrativo diz respeito à relação do autor com a sua obra. Em uma peça teatral, o autor é ausente; ele desapareceu por trás dela. Mas o poeta épico conta a história como contador profissional, incluindo os seus comentários no poema e dando à narrativa propriamente dita (distinta do diálogo) o seu próprio estilo.
O romancista pode, similarmente, contar uma história sem afirmar que testemunhou ou participou do que narra. Pode escrever na terceira pessoa, como “autor onisciente”. Esse é, sem dúvida, o modo tradicional e “natural” de narração. O autor está presente, ao lado da sua obra, como o palestrante cuja exposição acompanha o projetor de slides ou o filme documentário.
WELLEK, René; WARREN, Austin. Teoria da Literatura e Metodologia dos Estudos Literários. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 301.
Sobre o trecho acima e os gêneros literários, assinale a alternativa correta.
No gênero autobiográfico, o autor prescinde do recurso do narrador, expondo sua voz real e testemunhal.
O narrador onisciente em terceira pessoa se caracteriza por ser imparcial e confiável em seu discurso.
O poema épico, a despeito de sua terminologia, pertence ao gênero lírico, já que é escrito em versos.
No gênero dramático há um afastamento do autor pela habitual inexistência da figura de um narrador ou de um eu-lírico.
Gabarito:
No gênero dramático há um afastamento do autor pela habitual inexistência da figura de um narrador ou de um eu-lírico.
a) Alternativa incorreta. Na autobiografia, o autor não prescinde (descarta) do narrador, mas toma seu lugar, assume seu papel, se mistura com ele.
b) Alternativa incorreta. O autor onisciente pode dar sua opinião, sem se colocar dentro da história em si. Ou seja, ele pode projetar seus valores sobre a história.
c) Alternativa incorreta. O poema épico pertence ao gênero épico, não ao lírico.
d) Alternativa correta. É possível ler isso no trecho "Em uma peça teatral, o autor é ausente; ele desapareceu por trás dela", já que peça teatral diz respeito ao gênero dramático.
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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