(Ufgd 2023) O acido Gama-Aminobutirico (GABA) ê o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central (SNC) Evidências cientificas sugerem que o álcool inicialmente potencializa os eleitos do GABA, aumentando os efeitos inibitórios, porém, com o passar do tempo, o uso crônico do álcool reduz o número de receptores GABA um processo de down regulatlon, o que explicaria o efeito de tolerância ao álcool, ou seja, o fato de os indviduos necessitarem de doses maiores de álcool para se obter os mesmos sintomas anteriormente obtidos com doses menores. Os sirtomas de abstinência podem ser explicados pela perda dos efeitos inibitórios, combinado com a deficiência de receptores GABA.
Álcool e Sistema Nervoso Central. CISA — Centro de Informações sobre e Álcool, [S.l.], 30 jun. 2004. Disponível em:
https://cisa.org.br/sua-saude/informativosfartig&item/46-alcool-e-sistema-nervoso-central. Acesso em: 1 8 nov. 2022
(adaptado).
No down regulaton, diminui-se a quantidade de um componente celular em resposta a uma variável externa. Neurônios são ceulas cerebrais em que pode ocorrer o efeito down regulation. Dendritos são componentes de recepção dessas células, encvanto os axônios são de transmissão. Com base nas informaçoes, no caso da tolerância aumentada com a repetição do consumo de álcool (etanol) no corpo humano, em que comv»nente celular ocorre o efeito mencionado?
Núcleo dos neurônios.
Axônio das células cerebrais.
Dendritos dos neurônios.
Terminais do axônio.
Componente da glia.
Gabarito:
Dendritos dos neurônios.
Sabendo que as raízes da equação 2𝑥3 − 6𝑥2 − 26𝑥 + 30 = 0 estão em uma progressão aritmética, então a soma das raízes da equação é igual a:
Ver questão
(UFGD-MS 2013)
Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou
Ver questão
(UFGD MS/2013)
Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou
Ver questão
(UFGD 2015)
Os elementos químicos que estão representados na tabela periódica podem se unir por meio de ligações químicas, para formar diversas substâncias. As diversas moléculas existentes podem ser chamadas de substâncias e classificadas como substâncias simples ou compostas.
No esquema abaixo, cada “bolinha”
representa um átomo diferente. Conforme a quantidade de moléculas, substâncias simples e substâncias compostas, assinale a alternativa correta.
Ver questão