(Ufsc 2023_modificado)
Sobre o tecido representado na imagem, é incorreto afirmar que:
pessoas obesas, principalmente as com tecido adiposo localizado na região abdominal, são mais propensas a doenças articulares, hipertensão arterial, diabetes, aterosclerose, infarto do miocárdio e isquemia cerebral.
entre as suas funções, está a formação de coxins absorventes de choques, principalmente na planta dos pés e na palma das mãos.
constitui o maior depósito corporal de energia, sob a forma de glicogênio.
é um tipo especial de tecido conjuntivo, bastante influenciado por estímulos nervosos e hormonais.
Gabarito:
constitui o maior depósito corporal de energia, sob a forma de glicogênio.
(UFSC)
Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem:
1. embarque
2. histórico
3. cruzes!
4. porquê
5.fala
6.sombrio
Ver questão
(Ufsc 2011) Em um trecho do livro O guarda-roupa alemão, lê-se:
“Ethel: o rosto ali no espelho. A forma octogonal da transparência furando escombros. O tom escuro do jacarandá: o passaporte. Começava a delinear-se a figura da bisavó. Ela gostava de olhar-se dentro do octógono de cristal. Uma moldura transparente. Tinha um aspecto místico. Os olhos. Os lábios. O cabelo. Aquele dourado na face. Os dois semicírculos negros, como sinais além do mar misterioso e inquieto”.
LAUS, Lausimar. O guarda-roupa alemão. 6. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010. p. 5-6.
A figura abaixo mostra a bisavó Ethel olhando no espelho plano a imagem da Comadre Herna, em pé atrás dela. Determine a que distância horizontal (em metros) dos olhos da bisavó Ethel fica a imagem da Comadre Herna.
Ver questão
(UFSC - adaptada) Com relação ao composto abaixo, os nomes dos radicais ligados ao carbono terciário são:
(01) etil, n-propil, isobutil
(02) metil, 3-hexil
(04) metil, etil, n-propil
(08) etil, n-propil, sec-butil
(16) etil, n-propil, terc-butil
(32) etil, n-propil, n-butil
(64) metil, isopropil, 3-hexil
Marque a alternativa que relaciona o número que contém os nomes corretos.
Ver questão
(UFSC) Observe as estruturas:
I.
|
II. |
III. |
Os compostos I, II e III são, respectivamente:
Ver questão