(EsPCEx - 2012)
Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.
“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
valorização da forma como expressão do belo e a busca pela palavra mais rara – Parnasianismo
linguagem rebuscada, jogos de palavras e jogos de imagens, característica do cultismo – corrente do Barroco.
incidência de sons consonantais (aliterações) explorando o caráter melódico da linguagem – Simbolismo.
pessimismo da segunda geração romântica, marcada por vocábulos que aludem a uma existência mais depressiva – Romantismo.
lírica amorosa marcada pela sensualidade explícita que substitui as virgens inacessíveis por mulheres reais, lascivas e sedutoras – Naturalismo.
Gabarito:
incidência de sons consonantais (aliterações) explorando o caráter melódico da linguagem – Simbolismo.
a) Alternativa incorreta. Apesar de a linguagem ser formal, não há traços que nos remetam ao Parnasianismo, com imagens viscerais e chocantes.
b) Alternativa incorreta. Não há jogos de palavras ou uma linguagem extremamente rebuscada como a alternativa sugere - não se trata de um
c) Alternativa correta. “Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
Na estrofe, percebe-se uma repetição de sons consonantais, como o do "s" e do "v" (conforme grifado), esse artifício é chamado aliteração. Ela é usada para dar um ritmo à poesia, fazendo com que os efeitos sonoros sejam algo muito relevante na construção e na percepção dos sentidos. Esse recurso foi muito utilizado pelos artistas do simbolismo, inclusive por Cruz e Souza, famoso escritor desse período e autor do poema da questão.
d) Alternativa incorreta. Por mais que haja imagens, no poema, sombrias, não se pode apontar um pessimismo ou uma existência depressiva.
e) Alternativa incorreta. Não há menções a sensualidade ou mulheres inacessíveis (e nem reais).
(Espcex (Aman) 2016)
Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”
Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:
Ver questão
(EsPCEx - 2011)
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
Ver questão
(EsPCEx - 2013)
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:
" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"