Questão 47818

(EsPCEx - 2014)

Brazil’s Rolezinhos – The Kids Are All Right

Shopping Metrô Itaquera, a gleaming mall amid the favelas (shantytowns) of eastern São Paulo, gained notoriety on January 11th, when the police used rubber bullets and tear gas to disperse a crowd of 3,000 youths. The youngsters were participating in a rolezinho, a gathering of tens, hundreds, and sometimes thousands of youngsters which is convened via social networks.

Mall owners and shopkeepers have reasons to be cautious. A few rolezinhos have led to muggings and robberies. But most do not end in Itaquera-like chaos: the word’s true meaning is closer to “little outing”. And theories that rolezeiros are class warriors or favela dwellers tired of the country’s veiled racism are not correct. “Their battle cry is not ‘Less oppression!’” says Renato Barreiros, who has directed a documentary about them. “It’s ‘More Adidas!’”

The point of a rolezinho is “to hang out, chill, buy nice things, meet people”, explains Vinicius Andrade, a 17-year-old from Capão Redondo, a favela in western São Paulo. He has taken part in 18 big rolezinhos and helped organise a few, drawing some of his 89,000 Facebook followers. His 15-year-old girlfriend, Yasmin Oliveira, a rolezeiro sweetheart with 94,000 fans of her own on the social network, says that shopping centres make good meeting places because they are safe – an important consideration in a crime-ridden city. There are few other public venues for kids, especially in poorer neighbourhoods.

As well as air conditioning, shopping centres also confer something no open-air space can: status. Rolezeiros enjoy walking around in a branded T-shirt and bermudas, with a pair of 400- reais ($170) shades perched on a baseball cap. Vinicius confesses to spending 800-1,000 reais a month on clothes and accessories, most of what he makes as a helper at a local Adventist church. Just 8% of Itaquera shoppers enjoy a monthly income in excess of 2,780 reais. Some rolezeiros support their flashy lifestyle by reselling outmoded attire to poorer neighbours.

Shopkeepers in the local malls have mixed feelings about the gatherings. On the one hand, the youngsters make ideal clients: they often pay cash and can spend 2,000-3,000 reais in one go. On the other, larger groups can scare away customers.

Adapted from http://www.economist.com

Another title for this article could be

A

Youngsters in Brazil are anxious for political changes.

B

Youngsters find a way to protest against social inequality.

C

Social networks are the first step into indiscipline and chaos.

D

Shopkeepers see a strong need for legislation against rolezinhos.

E

Youngsters in shopping malls want to get attention, not political changes.

Gabarito:

Youngsters in shopping malls want to get attention, not political changes.



Resolução:

a) INCORRETA, já que o texto, no primeiro parágrafo refuta a ideia trazida por essa proposta de título, dizendo que os rolezeiros não estão ansiosos por mudanças políticas, mas sim querem "mais Adidas".

b) INCORRETA, uma vez que ir aos rolezinhos não é uma forma de protestar, mas sim de sair, curtir, comprar coisas boas e conhecer pessoas, como o segundo parágrafo aponta.

c) INCORRETA, já que os rolezinhos só são combinados através das redes, não há como afirmar que o texto fala sobre as redes sociais. Colocar esse título no texto seria incompatível com o conteúdo real do mesmo.

d) INCORRETA, pois o texto, especialmente no último parágrafo, diz que os donos e vendedores de lojas têm sentimentos divididos sobre os rolezinhos, mas não pedem pela regulamentação dos mesmos ou mesmo pela sua extinção, já que os jovens gastam bastante dinheiro vivo.

e) CORRETA, uma vez que é exatamente sobre isso que o texto fala, os jovens não querem especialmente mudanças políticas com os rolezinhos, mas sim curtir e chamar atenção para seu estilo de vida de ostentação.



Questão 1793

(Espcex (Aman) 2016)

Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”

Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:

Ver questão

Questão 1822

(EsPCEx - 2011)

Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada

Ver questão

Questão 2232

(EsPCEx - 2012) 

Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.

“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos 
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”

Ver questão

Questão 2252

(EsPCEx - 2013)

Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:

" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"

Ver questão