[IME - 2014/2015 - 1a fase]
A Figura 1 apresenta um sistema composto por um trilho fixo em U e uma barra móvel que se desloca na vertical com velocidade v suspensa por um balão de massa desprezível. O trilho e a barra são condutores elétricos e permanecem sempre em contato sem atrito. Este conjunto está em uma região sujeita a uma densidade de fluxo magnético que forma com a horizontal um ângulo como ilustrado na Figura 2.
Diante do exposto, o valor da corrente induzida no sistema, em ampères, no estado estacionário é:
Dados:
- massa da barra: 1 kg
- aceleração da gravidade g: 10 m/s2
- ângulo entre a horizontal e o vetor B: 60º
- massa específica do ar: 1,2kg/m3
- volume constante do balão: 0,5m3
- comprimento da barra entre os trilhos: 0,2m;
- densidade de fluxo magnético B: 4T
Observação:
- despreze a massa do balão com o hélio e o atrito entre a barra e os trilhos.
5,7
10
23
30
40
Gabarito:
10
Observe as forçãs que agem sobre a barra:
Perceba que a força magnética representada é a componente vertical da mesma.
Observe esse outro diagrama:
A componente vertical da força magnética é perpendicular à barra onde passa uma corrente i e perpendicular também ao campo externo, e tem seu valor dado por:
O somatório das forças no equilíbrio é dado por:
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão