[IME - 2014/2015 - 1a fase]
Um isótopo radioativo X transforma-se em um elemento estável Y após reações de desintegração radioativa com emissão de radiação α, radiação β negativa e radiação γ. Assinale a alternativa correta.
A diferença entre os números de massa de e de será igual à diferença entre o dobro do número de partículas emitidas e o número de partículas emitidas.
A emissão da radiação altera o número atômico de
A diferença entre os números atômicos de e de será igual ao quádruplo do número de partículas emitidas
e são isótonos.
A diferença entre os números de nêutrons de e de será igual à soma do dobro do número de partículas emitidas com o número de partículas emitidas.
Gabarito:
A diferença entre os números de nêutrons de e de será igual à soma do dobro do número de partículas emitidas com o número de partículas emitidas.
A: número de massa
Z: número atômico (número de prótons)
N: número de nêutrons
Massa (A):
Número atômico (Z):
Fazendo (I) - (II), temos:
Sendo:
Substituindo III em IV temos:
A diferença entre os números de nêutrons de X e de Y é igual ao dobro do número de partículas alfa mais o número de partículas beta emitidas.
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão