[IME - 2014/2015 - 1ª fase]
Considere a rota sintética descrita na sequência abaixo onde cada etapa ocorre em temperatura e pressão adequadas:
1ª Etapa: o composto sofre oxidação em solução básica de permanganato de potássio. O produto gerado, após neutralizado, é o ácido benzoico;
2ª Etapa: o ácido benzoico reage com etanol em solução ácida, produzindo o composto e água;
3ª Etapa: o composto sofre forte redução com hidreto de lítio-alumínio em éter, gerando dois produtos que, depois de neutralizados, formam então o composto e o etanol.
Considerando as etapas supracitadas, são feitas as seguintes afirmações:
I) o composto A e o composto C são isômeros.
II) o composto B é um éster.
III) o composto B é o acetato de benzila.
Gabarito:
Existe apenas uma afirmação verdadeira
Resolução:
1ª etapa: O permanganato pode oxidar tanto um álcool quanto um aldeído à ácido carboxílico. Pela fórmula molécula, C7H6O, podemos afirmar que se trata do benzaldeído, pois o álcool benzílico tem fórmula molecular C7H8O.
A reação pode ser escrita como:
2ª etapa:
3ª etapa: A redução de um éster em hidreto de lítio-alumínio leva a formação de dois álcoois.
:
A partir dessas reações, podemos julgar as afirmações
I) FALSO. O composto A possui fórmula molecular C7H6O, já o composto C possui fórmula molecular C7H8O, portanto não são isômeros.
II) VERDADEIRO
III) FALSO. O composto B é o Benzoato de etila.
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão