(ITA - 2014 - 1ª FASE)
A questão abaixo se refere ao texto de Manuel Bandeira e ao texto de Ruy Castro.
Está presente no Texto 1, de Manuel Bandeira, e no 2, de Ruy Castro
a abordagem de que os filmes constroem realidades próprias.
a descrição de gestos artificiais de personagens nos filmes.
uma crítica a situações improváveis retratadas pelos filmes.
a descrição de comportamentos do público de filmes americanos antigos.
comentários sobre comportamentos inadequados dos americanos.
Gabarito:
a abordagem de que os filmes constroem realidades próprias.
A alternativa A, "a abordagem de que os filmes constroem realidades próprias", é considerada correta. Os textos de Manuel Bandeira e Ruy Castro têm em comum a concepção de que a obra cinematográfica constrói uma realidade própria. Pode ser marcado o seguinte argumento no texto I: "A sua arte simplificou-se ao mesmo tempo que se aprofundou e alargou. Cada espectador pode encontrar nela o que procura: o riso, a crítica, o lirismo ou ainda o contrário de tudo isso". Já no texto II, pode-se evidenciar o momento quando é colocada a questão da crítica ao artificialismo cênico desses filmes.
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
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Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
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