(ITA - 2014 - 1ª FASE)
A questão abaixo se refere ao texto de Manuel Bandeira, publicado em 1937.
Assinale a opção em que NÃO há avaliação do autor.
Não há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, um artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin. (linhas 1 e 2).
Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe. (linha 7)
Podia ser jocosa também, mas não era mais Carlito. (linha 15)
Isso por si só atestaria em Chaplin um extraordinário dom de discernimento psicológico. (linha 22)
Aqui é que começa a genialidade de Chaplin. (linha 26)
Gabarito:
Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe. (linha 7)
a) Alternativa incorreta. A avaliação do autor encontra-se na frase inteira.
b) Alternativa correta. A frase da alternativa b é apenas descritiva e não contém, portanto, avaliação.
c) Alternativa incorreta. A avaliação do autor encontra-se em: “jocosa” e “não era mais Carlito”
d) Alternativa incorreta. A avaliação do autor encontra-se em: “extraordinário dom de discernimento psicológico”.
e) Alternativa incorreta. A avaliação do autor encontra-se em: “genialidade”.
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
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Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
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