(ITA – 2014) (2ª fase) A figura mostra parte de uma camada de um cristal tridimensional infinito de sal de cozinha, em que a distância do átomo de Na ao de seu vizinho Cl é igual a . Considere a existência dos seguintes defeitos neste cristal: ausência de um átomo de Cl e a presença de uma impureza de lítio (esfera cinza), cuja carga é igual à fundamental , situada no centro do quadrado formado pelos átomos de Na e Cl. Obtenha as componentes Fx e Fy da força eletrostática resultante que atua no átomo de lítio. Dê sua resposta em função de e da constante de Coulomb K0.
Gabarito:
Resolução:
Note que na primeira imagem todas as cargas posicionadas ao redor do lítio se anulam por estarem exatamente em pontos opostos, anulando assim a força elétrica:
Todas as retas vermelhas são anuladas pelas retas azuis.
Porém devido ao espaço em branco o lítio irá sofrer uma força da carga que se encontra exatamente oposta ao espaço vazio, como podemos ver nessa imagem:
E a força será feita somente devido a essa carga, pois como na primeira imagem, todas as outras forças são anuladas. então temos:
Sabemos que a distância do Na para seu vizinho é de a então temos que a distância do lítio até essa nossa carga vale: y=a/2 e x=5a/2, sendo y e x as respectivas distâncias da carga ao átomo lítio no eixo y e x.
Então pela formula de força elétrica temos:
sabendo que a distância d é a distância da carga até o átomo, podemos calcular ela usando Pitagoras com as distâncias em x e em y:
Jogando na formula temos:
Decompondo essa força em x e em y temos:
Fx=Fcos θ e Fy=Fsen θ
e pelo triângulo acima temos que :
então as componentes ficam:
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
Ver questão
Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
Ver questão