(ESPCEX - 2018)
Em "Esse marco legal e institucional traz aspectos essenciais para que a gestão dos serviços seja pautada por uma visão de saneamento como direito de cidadania", a oração sublinhada exerce a mesma função sintática em qual das alternativas abaixo?
O problema do saneamento básico é mundial, desde 2010 reconhecido pela ONU, ou seja, é muito grande para que seja resolvido com apenas uma lei.
Foi muito importante a criação da Secretaria de Saneamento e do Conselho Nacional das Cidades, que deram à política urbana uma base de participação e controle social.
A Lei 11.445/2007 reforça a necessidade de planejamento para o saneamento, porque obriga a criação de planos municipais para tratamento de esgoto.
A definição de um conselho municipal de fiscalização é condição para que possam ser acessados recursos do governo federal.
As desigualdades sociais eram tantas, com falta de acesso por parte da população à moradia, transporte e saneamento, que foi criado, em 1º de janeiro de 2003, o Ministério das Cidades.
Gabarito:
A definição de um conselho municipal de fiscalização é condição para que possam ser acessados recursos do governo federal.
A oração sublinhada é uma oração subordinada adverbial final, introduzida pela conjunção "para que". Tendo isso em consideração, vemos que:
A ALTERNATIVA A está incorreta, isso porque a ideia de finalidade não está expressa na oração, afirmativa que pode ser confirmada quando substituimos o "para que" por "a fim de que" e observamos uma mudança no sentido, mas, na verdade, a oração expressa uma causalidade, sendo considerada uma oração subordinada adverbial causal.
A ALTERNATIVA B está incorreta, pois a oração sublinhada equivale a uma oração subordinada adjetiva explicativa, isto é, não possui caráter adverbial.
A ALTERNATIVA C está incorreta, pois a oração em destaque tem o valor de um advérbio de causa, ou seja, o que acontece na primeira oração é derivado da ação destacada na segunda.
A ALTERNATIVA D está correta, pois o acesso aos recursos do governo federal é o objetivo (ou finalidade) da definição do conselho municipal de fiscalização, sendo considerada também como uma oração subordinada adverbial final.
A ALTERNATIVA E está incorreta, porque a oração subordinada exprime a consequência da grande quantidade de desiguldades sociais, o que não lhe confere o valor de advérbio de finalidade, mas a caracterzia como uma oração subordinada adverbial consecutiva.
(Espcex (Aman) 2016)
Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”
Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:
Ver questão
(EsPCEx - 2011)
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
Ver questão
(EsPCEx - 2012)
Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.
“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
(EsPCEx - 2013)
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:
" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"