Questão 32490

(EsPCEx - 2018)

Many graduates earn 'paltry returns' for their degree

Mr Halfon, a former skills minister, stated in his speech that the nation has "become obsessed _____________ (1) full academic degrees".

"We are creating a higher education system that overwhelmingly favours academic degrees, while intermediate and higher technical offerings are comparatively tiny. The labour market does not need ever-growing supply of academic degrees. Between a fifth and a third of our graduates take non-graduate jobs. The extra return for having a degree varies wildly according to subject and institution. For many, the returns are paltry."

Mr Halfon said that there is a strong need for intermediate skills. "There are skills shortages in several sectors. And there are millions ______________ (2) people who want to get on in life — preferably without spending £50,000 on academic degrees," he added. "There has been growing concern about the amount of debt students are accumulating and the interest being charged on that debt."

A spokesman for UUK (a representative organisation for the UK's universities) said: "Official figures are clear that, on average, university graduates continue to earn substantially more than non-graduates and are more likely to be in employment. A university degree remains an excellent investment."

"We must, however, be careful to avoid using graduate salaries as the single measure of success in higher education. Many universities specialise in fields such ____________(3) the arts, the creative industries, nursing and public sector professions that, despite making an essential contribution to society and the economy, pay less on average."

Adapted from http://www.bbc.co.uk/news/education-42923529


According to the text, read the statements and choose the correct alternative.

I. Fifty percent of the graduates take non-graduate jobs.

II. Having a degree doesn't necessarily mean having great salaries.

III. The labour market lacks intermediate skills.

IV. Many people would rather not spend £50,000 on academic degrees.

V. In every single case, university graduates make more money than non-graduates.

A

All of them are correct.

B

I and V are correct.

C

III, IV and V are correct.

D

II, III and IV are correct.

 

E

I and III are correct.

Gabarito:

II, III and IV are correct.

 



Resolução:

I.Fifty percent of the graduates take non-graduate jobs. (Cinqüenta por cento dos graduados têm empregos não graduados) [Falsa, o texto fala sobre um terço, não cinquenta por cento]

II. Having a degree doesn't necessarily mean having great salaries. (Ter um diploma não significa necessariamente ter grandes salários.) [verdadeira, o texto fala sobre isso em alguns momentos]

III. The labour market lacks intermediate skills. (O mercado de trabalho carece de habilidades intermediárias.) [Verdadeira, o texto fala sobre isso, que o mercado não, necessariamente, precisa de tantos graduados, há algumas funções que precisa de trabalhos manuais, por exemplo]

IV. Many people would rather not spend £50,000 on academic degrees. (Muitas pessoas preferem não gastar 50 mil libras em diplomas acadêmicos.) [Verdadeira, o texto fala que existem muitas pessoas que preferem não gastar milhares de libras em uma universidade, que pode não garantir um salário alto]

V. In every single case, university graduates make more money than non-graduates. (Em todos os casos, os graduados universitários ganham mais dinheiro do que os não-graduados) [Falsa, o texto não fala sobre isso, muito pelo contrário, ele diz que a faculdade, muitas vezes, não pode garantir que os graduados ganhem mais que os não-graduados]

 

Então , ficam como corretas a II, III, IV. 



Questão 1793

(Espcex (Aman) 2016)

Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”

Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:

Ver questão

Questão 1822

(EsPCEx - 2011)

Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada

Ver questão

Questão 2232

(EsPCEx - 2012) 

Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.

“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos 
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”

Ver questão

Questão 2252

(EsPCEx - 2013)

Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:

" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"

Ver questão