(IME - 2018/2019 - 1ª FASE)
Escolha a alternativa que apresenta as substâncias relacionadas em ordem crescente de solubilidade em água, a 25ºC e 1 atm:
Bromo < dissulfeto de carbono < butanol < etanol < brometo de potássio.
Metano < neopentano < dietilcetona < t-butanol < n-butanol.
Hidróxido de alumínio < carbonato de cálcio < carbonato de magnésio < nitrato de prata < sulfato de bário.
Isobutano < p-diclorobenzeno < o-diclorobenzeno < o-nitrofenol < p-nitrofenol
Cromato de chumbo (II) < Cromato de bário < carbonato de sódio < carbonato de magnésio < clorato de magnésio.
Gabarito:
Isobutano < p-diclorobenzeno < o-diclorobenzeno < o-nitrofenol < p-nitrofenol
A)
Falso. O bromo é ligeiramente solúvel em água, o que é evidenciado na preparação da água de bromo (solução diluída de bromo em água) e também é favorecido pela reação do Br2 com H2O, formando HBr e HBrO.
Já o CS2, é muito pouco solúvel em água, além de ser um líquido muito volátil e apolar, favorecendo ainda mais essa baixa solubilidade.
De fato, a 0 ºC. .
B)
Falso. Tanto o metano quanto o neopentano são apolares, mas a cadeia é grande e a água não consegue "atacar" a molécula. Portanto, o neopentano é mais insolúvel do que o metano.
C)
Falso. O nitrato de prata é solúvel em água, mas o sulfato de bário não, de acordo com a tabela de solubilidade.
D)
Correto.
E)
Falso. Pela Tabela de Solubilidade, é solúvel mas é insolúvel.
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão