(IME - 2018/2019 - 2ª FASE )
Um recipiente A, dotado de uma válvula na parte superior, está totalmente preenchido por uma solução de n mols CO2 em 1800 g de água. O recipiente A foi, então, conectado ao recipiente B previamente evacuado, fechado por válvula e com volume de 1,64 L. Em um dado momento, as válvulas foram abertas deixando o sistema nesta condição durante tempo suficiente para atingir o equilíbrio. Após o equilíbrio, as válvulas fechadas e os recipientes foram desconectados. Sabendo-se que:
Calcule o número de mols de CO2 que migraram para o recipiente B em função de n
*Folha de Dados disponível na questão 1
Gabarito:
Resolução:
Ao se atingir o equilíbrio entre A e B teremos:
onde
Pressão de CO2 em B:
Pela Lei de Henry, temos:
, mas
1) Se
2) Se não for desprezível frente a 100 mols:
Resolvendo, obtemos:
Ambas as soluções são positivas, pois:
Alem disso, as soluções plausíveis devem ser menores que N
(absurdo!)
(OK!)
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão