(ITA - 2018 - 1 FASE) Três molas idênticas, de massas desprezíveis e comprimentos naturais , são dispostas verticalmente entre o solo e o teto a de altura. Conforme a figura, entre tais molas são fixadas duas massas pontuais iguais. Na situação inicial de equilíbrio, retira-se a mola inferior (ligada ao solo) resultando no deslocamento da massa superior de uma distância d1 para baixo, e da inferior, de uma distância d2 também para baixo, alcançando-se nova posição de equilíbrio. Assinale a razão d2/d1.
2
3/2
5/3
4/3
5/4
Gabarito:
2
Na situação inicial de equilíbrio a mola de cima está distendida de x,a mola de baixo está comprimida com o mesmo comprimento x e a mola do meio não está deformada. Logo a distância entre o solo e o teto é de 3L, e cada mola tem comprimento natural L:
Vamos ao equilíbrio das massas (1) ou (2):
No caso da retirada da mola de baixo, o sisteme assume a seguinte configuração, com às duas molas restantes tracionadas:
Da mola (A), temos:
Ao substituir (A) em (B), temos:
Da mola (B), temos:
Ao comparar (C) e (D) temos:
Logo:
Chegamos assim à alternativa A.
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
Ver questão
Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
Ver questão