Questão 42275

(ITA - 2018 - 2 FASE)

 

 

 

 

Gabarito:

Resolução:

A proposta de redação apresenta quatro textos da prova de Língua Portuguesa, propostos como base para a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Além desses textos, temos um gráfico contendo dados que indicavam o aumento da população idosa, que, em 2050, deverá superar o número de crianças.

No primeiro texto, o médico Drauzio Varella apresenta reflexões acerca do envelhecimento. Varella aborda a importância de os idosos lidarem com as mudanças decorrentes do envelhecer, buscando não associarem um processo natural à decadência física, desde que busquem se preparar para essas modificações. O autor propõe uma nova forma de enxergar a velhice, valorizando-a como uma experiência única, advinda de uma sabedoria única.

No segundo texto, o músico Arnaldo Antunes trata sobre o envelhecimento também de uma forma positiva: “a coisa mais moderna que existe nessa vida”, abordando o passar do tempo como algo pertencente ao ciclo da vida.

O terceiro texto carrega uma informação sobre a invenção de uma “agência virtual de empregos, especializada em profissionais com mais de 50 anos”, buscando com isso contemplar uma parcela expressiva da população que não teria intenção de “pendurar as chuteiras” ao completar meio século de vida.

O último texto chama a atenção para a necessidade de proporcionar aos idosos condições que lhes permitam “viver com independência e autonomia”.

As estratégias para se trabalhar este tema são vastas. Poderíamos fazer por contraste, por exemplo, ressaltando a importância da garantia do acesso ao lazer e trabalho para os idosos, mas dizendo, adiante, que não seria possível isso se concretizar por conta de alguns empecilhos, tais como a negligência estatal, por exemplo. 

Também, poderíamos fazer o tema por Causa/Causa e Causa/Consequência. Trazendo, então, a negligência estatal e a visão negativa da velhice como causas. Ou trazendo uma dessas duas causas e uma consequência, tal qual a não plenitude da garantia a outros direitos básicos, como a saúde, a educação, etc.

Poderíamos utilizar como repertório o filme "As Donas do Pedaço", uma vez que ele apresenta um grupo de idosas que vivem suas velhices de forma proveitosa e produtiva, tendo em vista que possuem acesso a condições que premitem bem-estar. Também poderíamos citar o filme "Up: Altas Aventuras", tendo em vista que ele conta a história de um idoso que não abandona o seu maior sonho na velhice.

Portanto, temos muitas possibilidades de resolução, tendo apenas uma dificuldade de decodificar de maneira correta a proposta.

 



Questão 1

(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das  afirmações: 

I. Se x, y  , com y ≠ – x, então x + y ;

II. Se x ∈  e y ∈   , então xy   ;

III. Sejam a, b, c, com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,

é (são) verdadeira(s):

Ver questão

Questão 2

Considere as funções f, g : , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:

I. Se A = B, então a = b e m = n;

II. Se A = , então a = 1;

III. Se a, b, m, n, com a = b e m = – n, então A = B,

é (são) verdadeira(s)

Ver questão

Questão 3

A soma   é igual a

Ver questão

Questão 4

Se z ∈ , é igual a

 

Ver questão