(IME - 2021/2022 - 2ª fase)
Seja o sistema composto por polias P1, P2 e P3, uma roda R1, uma corda inextensível C, um cubo B, um laser L e uma câmera fotográfica CF, dispostos conforme a figura acima. Nesse sistema, a face inferior do cubo B é reflexiva e pode ser considerada um espelho plano ideal. Tanto as polias quanto a roda estão fixadas em suas posições, de tal modo que podem girar livremente no plano que contém seus centros e a corda C. As polias P1 e P2 estão ligadas por uma correia, que corre sem deslizar, e a polia P2 e a roda R1 sao concêntricas. A câmera fotográfica CF registra fotos do anteparo, a uma taxa de cinco fotos por segundo. Sabe-se que a velocidade angular da polia P1 só pode assumir valores inteiros de 1 ate 10 rad/s, e que a primeira foto mostra um ponto luminoso.
Dados:
• raio de P1: 40 cm;
• raio de P2: 3,14 cm;
• raio de P3: desprezível;
• raio de R1: 90 cm;
• comprimento de C: 9 m;
• aresta do cubo B: 10 cm;
• tg(42º) = 0,90;
• π = 3,14; e
• π2 = 10
Determine quais valores de velocidade angular da polia P1, em rad/s, farão com que todas as fotos tiradas pela câmara sejam iguais.
Gabarito:
Resolução:
Para que a câmera tire fotos iguais o bloco B deve sempre se posicionar na mesma posição para cada foto, considerando que seu movimento é um MHS isso acontecerá duas vezes para cada volta da polia maior, ou seja para cada π rad. Como a máquina fotográfica tira 5 fotos por segundo, significa que ela tira 1 foto a cada 0,20s, logo a cada 0,20s a polia com raio R1 deve fazer k π rad sendo k um número inteiro. Assim a velocidade angular do bloco deve ser:
agora vamos calcular a relação das velocidades angulares da polia 1 com a 2:
Como w2 é a mesma velocidade angular do bloco então podemos igualar o w2 com a velocidade angular calculada anteriormente:
Como a polia so pode ter um número exato entre 1 e 10 rad/s então temos que os valores devem ser 5 e 10 rad/s
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão