Questão 67418

(IME - 2021/2022 - 2ª fase) 

Texto 1 

“Oficinas de artesanato e laboratórios de pesquisa! Dificilmente encontráveis em casas brasileiras, são a regra nas casas americanas. Em 1783, Benjamin Franklin inventa o para-raios; em 1787, John Fitch faz a sua primeira demonstração da máquina a vapor no rio Delaware. Em 1877, Thomas Edison inventa o fonógrafo; depois vem Goodyear, com a vulcanização da borracha, e Gatling, com a metralhadora (...) Mesmo que existisse – e não existe – essa coisa a  que dão o nome de vocação, como buscar no ambiente da senzala inspiração e gosto pelo trabalho construtivo e de iniciativa própria? Onde inspirar-se? No exemplo dos bandeirantes? Nas sugestões dos engenhos? Nas lições dos antepassados latinos revigorados pela Renascença?”

(MOOG, Vianna. Bandeirantes e pioneiros: paralelos entre duas culturas. São Paulo: Globo, 1957, p. 164. Texto adaptado)

Texto 2

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/3377084

 

A partir das ideias abordadas na prova de português e de redação a respeito do contexto da ciência, produza um texto dissertativo-argumentativo discorrendo sobre os desafios para a difusão da ciência e da tecnologia na  sociedade contemporânea. Em sua escrita, atente para as seguintes considerações:

1. Privilegie a norma culta da língua portuguesa. Eventuais equívocos morfossintáticos, erros de regência, concordância, coesão e coerência, bem como desvios da grafia vigente e a não observância das regras de acentuação serão penalizados;  

2. Seu texto devera ter entre 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas escritas à tinta azul ou preta.

3. Não copie nem faça paráfrases de nenhuma parte dos textos apresentados neste exame, seja da prova de português ou da prova de inglês.

Gabarito:

Resolução:

Comentário sobre o tema:

O primeiro texto estabelece uma analogia entre a realidade dos Estados Unidos e a do Brasil. O trecho aponta que, nos EUA, há uma cultura de pesquisa e, consequentemente, inovação tecnológica que existe há séculos, conforme os exemplos apontados. Já no Brasil, não temos essa tradição por fatores históricos: escravidão, bandeirantes e engenhos marcaram a construção do Brasil de forma que não se há “a inspiração e gosto pelo trabalho construtivo e de iniciativa própria”. Assim, o primeiro texto leva para uma comparação com outros países que pode se basear em origens históricas para explicar o motivo de nosso país enfrentar desafios para desenvolver a ciência e a tecnologia, já que a formação brasileira é tida como um obstáculo para tal desenvolvimento. 

De forma a aprofundar, em certa medida, o primeiro texto, o segundo traz um enfoque mais nítido à realidade contemporânea das escolas públicas brasileiras. Assim, a partir dele, pensamos nas causas contemporâneas para o problema (o fato de não haver difusão da ciência nem da tecnologia atualmente) em questão: a falta de investimento na consolidação de uma base para a cultura mencionada no texto 1. Pensamos, então, em como é importante que não apenas a divulgação científica (no sentido acadêmico) seja feita, mas também é preciso que a base educacional seja construída, de modo que os sujeitos tenham acesso, desde o ensino básico, a ferramentas e discussões necessárias ao desenvolvimento da ciência e à criação de novas tecnologias. Para que isso aconteça - e é o que o texto retrata -, é imprescindível que haja um contexto favorável, com investimento em infraestrutura, mas também com melhora do contexto social, a fim de que os sujeitos vejam sentido em lidar com as ferramentas tecnológicas - necessárias à ciência.

Então, para aproveitar e expandir a ideia dos textos, é possível explorar a história do Brasil como um desafio para o desenvolvimento científico e tecnológico. É interessante ir além dos exemplos mencionados no primeiro texto e analisar, por exemplo, como o imperialismo estadunidense afetou e ainda afeta, atualmente, a ciência e a tecnologia brasileiras. Nesse viés, não se pode deixar de associar e explicar a relação entre ciência e tecnologia: um país só consegue desenvolver tecnologias próprias se houver fomento à pesquisa científica para descobrir, criar e testar. Enquanto outros países se beneficiam da falta de inovação brasileira, pois vendem tecnologias, não é de interesse exterior que o Brasil se desenvolva nesse âmbito. Com isso, é possível relacionar acontecimentos históricos com a atualidade para justificar um desafio da ciência e da tecnologia brasileiras.
 



Questão 992

(IME 2007) 

O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:   

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Questão 995

(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:

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