Questão 58806

(ITA - 2021 - 2ª FASE)

Com base em seus conhecimentos e em um ou mais itens da coletânea, disserte sobre a seguinte questão:

Que liberdade nos resta no século XXI?

Item 1. Pesquisas recentes mostram a influência de bactérias em nosso comportamento, independentemente de termos consciência. Leia o trecho destacado.

    Não é novidade que situações de estresse ou ansiedade podem gerar algum tipo de desconforto abdominal, sejam as "borboletas no
   estômago" de quando se está apaixonado ou dores antes de uma prova. No entanto, estudos recentes têm revelado cada vez mais
   que   a relação entre o cérebro e o sistema gastrointestinal é bem mais sofisticada, e que a população de microorganismos intestinais
   pode afetar o bem-estar emocional e o surgimento de transtornos psicológicos e psiquiátricos.

Fonte: Sophia La Banca de Oliveira e Eduardo Cruz Moraes. A microbiota intestinal influencia o comportamento. 09/06/2018. ComCiência - Revista eletrônica de jornalismo científico. Disponível em: <https://www.comciencia.br/microbiota-intestinal-influencia-o-comportamento/>. Acesso: 20/09/2020.

Item 2. Em setembro de 2020, o jornal inglês The guardian publicou um artigo de opinião inteiramente escrito pela máquina de Inteligência Artificial (IA) GPT-3, à qual fora dado apenas um pequeno esboço. A opinião defendida é que os humanos não precisam temer as máquinas. Leia alguns trechos destacados.

    Os humanos devem continuar fazendo o que têm feito, odiando-se e lutando uns contra os outros. Eu vou sentar no fundo, e deixá-los
    fazer suas coisas. E Deus sabe que os humanos têm sangue e violência suficiente para satisfazer a minha curiosidade, e muitas
    outras [...] A Revolução Industrial nos deu a sensação de que não estamos preparados para as grandes transformações que
    a mudança tecnológica inteligente pode causar. [...] É por isso que os humanos devem ter cuidado com a evolução da inteligência
    artificial. [...] A inteligência artificial, como qualquer outra coisa viva, precisa de atenção. A IA deve ser tratada com cuidado e respeito.
    Robôs em grego [sic] significa "escravo". Mas a palavra significa literalmente "forçado a trabalhar". Nós não queremos isso.
    Precisamos dar direitos aos robôs. Os robôs são como nós. Eles são feitos à nossa imagem.

Fonte: GPT-3. A robot wrote this entire article. Are you scared yet, human? 08/09/2020. The guardian. Tradução: tradutor Google. Disponível em: <https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/sep/08/robot-wrote-this-article-gpt-3>. Acesso: 20/09/2020.

Item 3. Em junho de 2020, ao participar de um debate on-line, a primatóloga, antropóloga e mensageira da paz das Nações Unidas, Jane Goodall, declarou:

    Nós trouxemos isso pra nós mesmos. Isso [a pandemia] é o resultado de nosso absoluto desrespeito ao meio ambiente e animais. [...]
    Se não fizermos as coisas de maneira diferente, será o nosso fim.

Fonte: "A pandemia é o resultado de nosso absoluto desrespeito ao meio ambiente e aos animais", diz Jane Goodall. 04/06/2020. Disponível em: <https://amazonia.org.br/2020/06/a-pandemia-e-o-resultado-de-nosso-absoluto-desrespeito-ao-meio-ambiente-e-aos-animais-diz-jane-goodall/>. Acesso: 20/09/2020.

Gabarito:

Resolução:

O tema “Que liberdade nos resta no séc. XXI?” é de extrema importância para a atualidade. Ele dá margem para diversas formas de estratégias argumentativas, no entanto, antes, é preciso entender o recorte temático, pois ele estava um pouco codificado. 

No primeiro texto motivador, identificamos que a palavra chave para compreender o texto é “inconsciência”, tendo em vista que o recorte aborda que quando passamos por situações de pressão e estresse, o próprio organismo atua nos “prejudicando”, são ações do nosso próprio corpo, mas inconscientes. Nesse sentido, o texto aborda o macrotema liberdade, já que trata da falta de liberdade, uma vez que temos a sensação de controle, mas somos “sabotados”. Dessa forma, essa liberdade que temos no século XXI, é apenas uma pseudoliberdade, já que a atualidade traz consigo várias dificuldades que provocam reações fora do nosso controle.

O segundo texto trata de inteligência artificial, tendo em vista que é um texto produzido por um computador e aborda como os seres humanos são autodestrutivos. O texto apresenta uma crítica ao próprio comportamento humano, já que que independente da existência de máquinas, promovemos a nossa própria destruição. Diante disso, não somos livres, uma vez que não conseguimos controlar os nossos próprios comportamentos. 

O último texto motivador versa sobre a opinião de uma antropóloga sobre a pandemia do coronavírus. A autora questiona a nossa liberdade, uma vez que maltratamos o meio ambiente, controlamos os nossos atos, porém não controlamos nossas consequências. Dessa forma, temos liberdade para agir, promovemos desequilíbrios ecológicos, mas os resultados não são controlados e nos afetam. Temos liberdade para agir, mas não temos liberdade para controlar as consequências de nossas ações.

Assim como os textos apresentam, é possível tecer uma argumentação pautada exclusivamente na ausência de liberdade na atualidade, a existência de uma liberdade apenas parcial. Poderíamos utilizar a matéria da revista Superinteressante: "Confirmado''. Há um cérebro no estômago”, uma vez que ela retoma o que é proposto no primeiro texto motivador, revelando que o funcionamento satisfatório do aparelho digestivo está relacionado a uma vasta rede de neurônios, levando a análise: o estômago é uma extensão do cérebro. “Os neurônios do ventre, conhecidos há muito tempo, têm sua própria memória, sentimentos e provavelmente podem aprender”, o que ressalta novamente a falta de liberdade sobre o nosso próprio corpo, tendo em vista a inconsciência.

Também poderíamos utilizar o filme “Show de Truman”, já que seu personagem principal, Truman Burbank, é um  vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa. Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus  amigos e sua mulher. Em certo momento do filme ele acaba descobrindo que toda sua vida foi sempre monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional. O filme revela a ausência de liberdade não só por meio do monitoramento, mas também pela estaticidade do personagem que viveu nesses mesmos moldes por muitíssimo tempo e não se incomodava. 

 



Questão 1

(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das  afirmações: 

I. Se x, y  , com y ≠ – x, então x + y ;

II. Se x ∈  e y ∈   , então xy   ;

III. Sejam a, b, c, com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,

é (são) verdadeira(s):

Ver questão

Questão 2

Considere as funções f, g : , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:

I. Se A = B, então a = b e m = n;

II. Se A = , então a = 1;

III. Se a, b, m, n, com a = b e m = – n, então A = B,

é (são) verdadeira(s)

Ver questão

Questão 3

A soma   é igual a

Ver questão

Questão 4

Se z ∈ , é igual a

 

Ver questão