(IME - 2023/2024)
Uma amostra de 0,156 g de benzeno gasoso sofreu combustão em um calorímetro de pressão constante com capacidade calorífica de .
Sabe-se que:
i) a temperatura do calorímetro aumentou em 6,0 K;
ii) todos os produtos formados são gasosos;
iii) o conjunto calorímetro-meio reacional é um sistema isolado;
iv) todo o benzeno foi consumido.
Calcule a massa, em gramas, de dióxido de carbono formado.
Gabarito:
Resolução:
Conhecendo a massa do benzeno, é possível determinar o número de mols que sofreu a combustão dentro do calorímetro. Utilizando a massa molar do benzeno 78gmol-1, segue que,
A reação de combustão pode ser escrita por
, x+y=6
Como qtotal = 0, segue que, CΔT + ΔH = 0, logo ΔH=-586 . 6 = -3512J ou -3,512kJ
Dessa forma,
Então, pelos dados fornecidos,
Com os valores fornecidos podemos calcular os valores de x e y.
Resolvendo, encontramos x=1, logo, y=5.
A reação balanceada é
Com isso, é possivel concluir que serão formados 2.10-3 mol de CO2, o equivalente à 0,088g.
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão